30ª edição do Rodeio de Irati evidencia força do tradicionalismo

O 30º Rodeio Crioulo de Integração, que transcorreu no último final de semana, deixou evidente a força do tradicionalismo gaúcho

O 30º Rodeio Crioulo de Integração, que transcorreu no último final de semana, deixou evidente a força do tradicionalismo gaúcho e o espírito de confraternização dos CTGs que compareceram à festa. A exemplo do ano passado, em que prevaleceu o tempo firme e ensolarado, o número de público circulante, somados os três dias da festa campeira, manteve-se na média de 80 mil pessoas.

O prefeito Jorge Derbli recebeu cumprimentos dos CTG’g e lideranças pela organização do Rodeio deste ano. Uma delas foi de Lírio Portes, ex-presidente do MTG Paraná. Quero parabenizar você como grande organizador desta festa, pela belíssima equipe de trabalho que tem, e que realizou o maior rodeio de Irati de todos os tempos, citou Portes.

Mais inscritos na artística

As apresentações que deram cor, cultura e tradição ao Rodeio recebeu mais inscritos neste ano. Foram mais de 1.000 inscritos, o que movimentou cerca de 2.500 participantes. Mas também, as provas artísticas mostraram um novo patamar de qualidade, com apresentações de alto nível, disse Marcelo de Ávila Francos, coordenador da parte artística do rodeio.

O Rodeio de Irati também contou com transmissão ao vivo das invernadas, nos links disponíveis no Facebook da Prefeitura e do Canal Arte Campeira. Élcio José Brandalize, da BrandVideo, responsável pela filmagem e transmissão da pista da campeira e dos três palcos da artística, avalia que só no Youtube a visualização chegou a 150.000 espectadores.

O prefeito Jorge Derbli, falou sobre o sucesso do rodeio em 2018. A expectativa foi superada e só aumenta a cada ano, pudemos ver nas competições das invernadas campeira e artística o número expressivo de participações e a qualidade das apresentações. Irati está se consolidando para ser o maior Rodeio do Paraná, disse. O prefeito também agradeceu ao trabalho de cada funcionário, colaborador e voluntário e fez menção especial sobre o potencial das equipes da artística.

Invernada campeira recebeu número maior de competidores na edição de 2018. Foto: Cesar Delong

Campeiras em tempo recorde

Ederson Luiz Campos, o Edinho, foi o coordenador das provas campeiras do rodeio, e também se mostrou bastante entusiasmado com os resultados. Neste rodeio, com um número de 180 equipes e 80 CTGs, batemos o recorde em horário. A categoria equipes acabou às 17h30, e o rodeio em geral terminou às 20h30 do domingo (15, duas horas antes que ano passado. Em número de laçadores a edição deste ano também foi bem concorrida. Na sexta-feira (13), foram 317 laçadores na Vaca Gorda, e mais 45 equipes no Laço Troféu Cidade de Irati.

O sábado (14) contou com 51 grupos no Laço Trio, 685 laçadores no Laço Equipe, 40 no Laço Guri e 100 mulheres no Laço Prenda. Recebi muitos elogios pela organização do rodeio de muitos patrões de outras cidades, e também do coordenador da 6ª Região Tradicionalista, Fabiano Bueno, comentou o coordenador.

O evento recebeu a presença de diversas autoridades locais e lideranças estaduais, como o ex-governador do Paraná e pré-candidato ao Senado, Beto Richa. Uma alegria muito grande vir a Irati na comemoração dos 111 anos. Um município que vem crescendo e se desenvolvendo. Uma grande parceria tivemos durante o nosso governo com a gestão do Derbli, que apresentou com muita frequência projetos que me deram a possibilidade de fazer grandes investimentos que já foram entregues e outros que estão em andamento, declarou Richa.

Marcello Richa, presidente do Instituto Teotônio Vilela, também destacou o progresso do município. Todas as festividades de Irati cresceram bastante com a gestão do Jorge e garantindo a atenção e referência que a cidade merece. Um polo de desenvolvimento econômico social. Os eventos permitem novos negócios e oportunidades para Irati, enfatizou.

ENTREGA DE BRINDES

Durante o Rodeio de Irati os integrantes do CTG Missioneiro montaram um brinde e entregaram em todos os acampamentos do evento. A equipe repetiu a ação realizada o ano passado, e com a ajuda de mais patrocinadores conseguiu aumentar o número de brindes. Edinho, patrão do CTG, agradece a todos os colaboradores e aos patrocinadores Nonna Alimentos, Anila, G-Center Supermercados, Grupo Derbli, Embutidos Villare, Erva Matte Globo, Erva Matte Águia, Ki-farinha, Comércio Carnes Porboi, Dois Irmãos Engenharia, Paiol, Provopar, Clube Mães Comunidade Riozinho, Buzina Pedroso, Panificadora Italiano, Transcampos e Fobrás.