Guarda Municipal conclui primeira etapa do Curso de Formação

A Guarda Municipal de Irati terminou a primeira etapa do Curso de Formação. Na manhã de sexta-feira (10), os agentes

A Guarda Municipal de Irati terminou a primeira etapa do Curso de Formação. Na manhã de sexta-feira (10), os agentes receberam certificados durante uma solenidade de 164 anos da Polícia Militar do Paraná – instituição responsável pela formação da turma. O evento aconteceu na sede da 8ª Companhia Independente.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Luiz Carlos Ramos, o próximo passo da formação é o curso de armamentos e tiros, também ministrado pela PM. A estruturação da segunda etapa está

A conclusão da primeira etapa aconteceu no evento de 164 anos da Polícia Militar. Foto: Vinícius Batista

sendo feita pela Secretaria Municipal de Segurança. O prefeito Jorge Derbli autorizou a compra dos armamentos, de pistolas 380, que estão devidamente autorizadas pelo Ministério da Defesa, explica.

O secretário ressalta que foi concluída uma etapa importante de um projeto que teve início no ano passado, quando a Câmara Municipal disponibilizou o recurso para a realização do Curso de Formação. Na sequência, foi firmado um convênio com o Governo do Estado e as aulas começaram em abril, expõe.

O comandante da 8ª CIPM, major Joas Lins, fala que há muito tempo se buscava a formação da Guarda Municipal. Nós conseguimos com muito trabalho, apoio da Secretaria Estadual de Segurança e do 4º Comando Regional montar um núcleo de ensino, que foi formado com soldados até por major. Nos sentimos felizes em fazer história aqui, formando a primeira turma da Guarda Municipal em Irati, ressalta.

A coordenadora do Curso de Formação, tenente Gisleia Ferreira, fala que foi um desafio e que buscaram se embasar

A conclusão da primeira etapa aconteceu no evento de 164 anos da Polícia Militar. Foto: Vinícius Batista

no Currículo Nacional de Formação de Guardas Municipais, que é diferente do que é usado pela Polícia Militar. Todos os instrutores eram gabaritados e com experiência na área que estavam atuando no curso, conta.

O guarda municipal Misael Stackiw, que foi o primeiro colocado da formação, comenta que é importante primeiro ter o conhecimento teórico para depois partir para a prática. Fizemos o curso, aprendemos com os melhores instrutores da 8ª Companhia, foram todas as aulas muito bem ministradas e só temos que agradecer, conclui.

EVENTO

Na oportunidade também foram entregues a medalha policial de prata e medalha de menção honrosa da PM. Os alunos da Escola Municipal Camacuã Eduardo Laars prestigiaram o evento e em seguida foram recepcionados em uma mostra de equipamentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.