Agricultores garantem frutos de ótima qualidade na 41ª Festa do Pêssego

Quantidade deve ser menor que o ano passado, chegando a 180 toneladas

Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, a 41ª Festa do Pêssego promete agitar o Parque Aquático de Irati, várias atrações e novidades estão programadas para os três dias. E os agricultores prometem frutos de ótima qualidade no evento.

Para a festa foram distribuídas quatro mil mudas para plantio à 34 produtores, porém, devido às chuvas de granizo e geadas, cerca de 15% da produção foi perdida, mas não afetou a qualidade, de acordo com o secretário de Agricultura municipal, Raimundo Gnatkowski.

“O pêssego vai ter qualidade, porque não se perde. Mas a quantidade vai baixar. Ano passado foram 230 toneladas a safra. Estamos fazendo um cálculo que chegaremos a 180 toneladas. Tivemos uma diminuição, mas não se pede em qualidade, o pêssego continua saboroso”, disse.

O fruticultor, Roger Luíz Mazur, da Fazenda Rio Corrente, garante que a safra este ano está boa e a qualidade está excelente. “Estamos no início da maturação do pêssego, e estamos com uma perspectiva boa, com o fruto grande em uma coloração vermelha muito bonita. Estamos muito satisfeitos com o produto. O pessoal pode ficar tranquilo que pode esperar pêssegos muitos bons e bonitos. Estamos deixando um material de muita qualidade para levar e apresentar para todos que vão participar da festa”.

PROGRAMAÇÃO

A abertura da Festa do Pêssego será na sexta-feira (29), às 18h, encerrando com o show às 22h. No sábado (30), a partir das 9h o salão de negócios será aberto, e o fechamento deve acontecer às 23h, com mais uma apresentação no palco. No domingo (1º), às 8h terá a santa missa, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e depois abre o salão. As apresentações devem começar no período da tarde, encerrando a festa às 21h.

O evento acontece nos mesmos moldes do ano passado, serão 16 expositores de frutas, sendo o pêssego, morango e ameixa. Também terá o salão de negócios, a Feira de Sabores, uma realização do Estado do Paraná, por meio da EMATER, com produtores da agricultura familiar. Contará com a exposição de máquinas agrícolas, praça de alimentação, almoço e janta do borrego. Também terá o artesanato local exposto suas criações. Um ônibus da Sanepar estará na festa mostrando, desde a captação da água, todo o tratamento, até ficar potável para consumo.

SHOWS

Assim como nas outras edições, este ano terá uma vasta programação na parte de shows nacionais. Na sexta-feira (29), às 20h começa a apresentação da banda Rádio Radar. No sábado (30), terá o grande show com a dupla Edson e Hudson, que promete ser a grande atração do evento.

O domingo (1), terá várias apresentações artísticas com o “Minha Cidade é Massa”, com nomes do sertanejo como Kelvin e Kauan, os cantores Danimar e Fábio Mahan, DJ Luan Marques, encerrando a noite com Gilberto e Gilmar e Loubet.

NOVIDADES

Este ano, a Secretaria preparou várias atividades diferentes, como a Exposição de Ovinos e Pôneis, que deve acontecer na quadra, atrás do pavilhão, os animais serão comercializados durante o evento.

Outra novidade é a presença de empresas de erva-mate da região, junto da EMATER. Também terá um novo projeto da Secretaria, que é a enxertia de Araucária, que é feita nos pinheiros de um ano e meio, e depois de sete anos passa a produzir a pinha. Esta apresentação terá continuidade e no dia 03 de dezembro, em que 25 agricultores, interessados em aprender sobre a enxertia, poderão fazer um curso na parte teórica e prática. “Tudo isso vem para diversificar, junto com a erva-mate com as exposições, tendo uma diversificação para o nosso produtor”, observa o secretário.