Caminhada Franciscana pela vida, pela paz e ecologia

Vanderlei Kawa – Pastoral da Comunicação Caríssimos, no domingo (15), os Franciscanos de Irati integrantes da Ordem Franciscana Secular, Jufra

Vanderlei Kawa – Pastoral da Comunicação

Caríssimos, no domingo (15), os Franciscanos de Irati integrantes da Ordem Franciscana Secular, Jufra e comunidade de Irati realizaram pelo 14º ano a tradicional Caminhada pela paz, pela vida e também pela ecologia. A saída acontece sempre da Igrejinha de São Francisco de Assis e segue até a Unicentro (antigo Seminário Santa Maria dos freis Capuchinhos), são 7 km percorridos pelos caminhantes que vão meditando, cantando e rezando pela paz, pela vida.

Os franciscanos e jovens também aproveitam o momento para recolherem pelo caminho os lixos jogados a beira da rodovia e todos os anos são recolhidos materiais que podem ser reciclados como garrafas pets e de vidro, carteiras de cigarros, plásticos, papeis etc. Com isso, esperamos conscientizar aquelas pessoas que ainda não aprenderam a cuidar da natureza, infelizmente, todos os anos se recolhe vários sacos plásticos de 50 litros pelo caminho. Neste ano, retornamos para a Unicentro, antigo Seminário Santa Maria dos freis Capuchinhos, aonde acontece a celebração de ação de graças, missa celebrada pelo Frei Antoninho Ferreira assistente da família franciscana de Irati.

Antes da Missa, os caminhantes e franciscanos foram acolhidos pelas irmãs consagradas da família franciscana – SEARA, na residência da Mariquinha, proporcionando um café especial, foram servidos pães, doces, mel e bolo festejando os aniversariantes de dezembro.

A coordenação do CPC São Francisco e franciscanos agradecem a colaboração de todos e participação da comunidade, agradecimentos ao Padre Edvaldo e frei Antoninho, a presença da Diretora e Vice da Unicentro, professoras Andrea N. Dias e Adriana Q. Silva, e as rádios e jornais de Irati pela divulgação do evento. Lembrem-se que a nossa VIDA é feita de caminhos, caminhos que levam, caminhos que trazem sonhos, alegrias, tristezas, amores e esperanças , de qualquer forma nada vem ou vai sem caminho. A todos os organizadores, franciscanos da OFS, participantes e colaboradores nossos agradecimentos e muitas bênçãos e um feliz e santo Natal. Esperamos nos encontrar em 2020. PAZ E BEM!