Floresta Nacional de Irati/ICMBio (antigo IBAMA)

Também chamada de Flona de Irati, é uma das 334 Unidades de Conservação Federal administradas pelo Instituto Chico Mendes de

Também chamada de Flona de Irati, é uma das 334 Unidades de Conservação Federal administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio.

Localizada nos municípios de Fernandes Pinheiro (78%) e Teixeira Soares (22%), no sul do estado do Paraná, teve seu nome escolhido por situar-se em área da formação geológica Irati.

A Unidade, juntamente com mais duas que fazem divisa, protegem um dos últimos remanescente nativos da floresta ombrófila mista com araucárias que restam no Paraná. Protege a Araucaria angustifolia com sua flora associada e a riquíssima fauna característica que está em risco de extinção, como bugio, onça, porco do mato, veados mateiros/pardos/cambutá, cutias e outros, além da importante avifauna registrada no local.

Ela possui uma área de 3.495 hectares (aproximadamente 3.500 campos de futebol) com floresta nativa, reflorestamentos de araucária e pinus, áreas úmidas, como banhados e várzeas, além da área com infra estrutura.

Atualmente na Flona de Irati são realizadas várias pesquisas cientificas por universidades e empresas de pesquisas. Além das pesquisas, a Unidade é aberta o público para visitas, educação ambiental, aulas práticas e visitas técnicas.

Faz parte da estrutura de uso público: três trilhas auto guiada (do Eucalipto Mal Assombrado, das Araucárias e das Águas), campo de futebol e vôlei e parquinho infantil. Tem também o Eco Museu e Capela Católica desativada, porém eles permanecem abertos somente em atividades programadas. A visita ao público é aberta todos os dias das 8 às 17 horas com entrada gratuita.

A Flona de Irati também realiza algumas atividades programadas, como o Projeto das Trilhas Noturnas, passeio ciclístico, trilhas diurnas guiadas, condução para observação de aves. Estas atividades são divulgadas através redes sociais da Floresta Nacional de Irati – ICMBio e algumas tem custo.

Em setembro, a Unidade de Conservação estará comemorando 73 anos de início das atividades e convida a população da região a comemorar junto esta data. Durante todos os domingos do mês de setembro o Eco Museu – Centro de Visitantes permanecerá aberto ao público das 13 às 17 horas.

O Eco Museu dispõem de cinco salas com exposição de materiais relacionados ao meio ambiente, como amostras de sementes, troncos, rochas e animais conservados em vidro e taxidermizados (empalhados).

Você quer conhecer mais sobre a Flona de Irati ou quer entrar em contato conosco? Acesse nossa página nas redes sociais: Floresta Nacional de Irati – ICMBio, por email: [email protected] ou pelo número (42) 3422 6944.