Bênção de São Cristóvão acontece no domingo (25)

As festividades vão ocorrer em frente a Paróquia Nossa Senhora da Luz, na Rua Alfredo Bufren

Esther Kremer

No domingo (25), a partir das 9h, a Paróquia Nossa Senhora da Luz vai realizar bênçãos em comemoração ao Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, e também em comemoração ao Dia do Agricultor, a celebração será feita nas ruas em torno da praça, em frente à igreja.
Todos os anos nesta data éfeita a festa tradicional da região, mas devido à pandemia, assim como no ano passado, as festividades não vão acontecer. A equipe responsável pela organização da 73ª Festa de São Cristóvão e 20ª Festa do Agricultor, em nota oficial, comunicou que às 8h terá a missa de ação de graças na igreja e logo após vão dar início as bênçãos.
O novo decreto que entrou em vigor dia 21 de julho e vai até dia 31 de agosto, aumentou em 60% a capacidade de público em celebrações religiosas, por conta disso, o padre Jorge Casimirski convida toda a população para participar da cerimônia.
Casimirski ainda falou sobre o dia “Estamos realizando a parte religiosa, bem preparada, para esse final de semana celebrarmos com a comunidade, festejarmos o Dia de São Cristóvão em nossa paróquia, que já é uma tradição”. O padre lamentou o fato da pandemia limitar as comemorações, mas garante que todo o cuidado está sendo feito para evitar aglomerações.


A organização pede que veículos leves como motos e carros, vão até praça das 9h ao 12h para ganhar as bênçãos. Motoristas que tem veículos pesados como caminhões, carretas e tratores, precisam levar apenas as chaves. Os agricultores também podem receber a consagração levando sementes até a igreja.
O pároco avisou que além da parte religiosa, também será realizada a venda de alimentos, preparados por uma equipe e com todo o cuidado necessário, sem permissão para o consumo no local.O horário para a compra será das 11h até 13h e os alimentos que podem ser comprados são: pastel, lasanha, galeto, porco assado e maionese.
Além de agradecer o apoio da população, o padre ainda reconheceu o trabalho da equipe organizadora e disse “eu quero agradecer a equipe de apoio, o Vanderlei Kawa, toda a equipe que está organizando e também as autoridades municipais por essa parceria, para que juntos possamos realizar essa benção e comemorar” disse.