Descubra quais os poderosos benefícios do chá de folha de maracujá

O chá de folha de maracujá é um diurético com ação calmante, que ajuda na saúde pós menopausa e contribui no emagrecimento

Gabriela Stahler

Conhecido principalmente por sua ação calmante, o maracujá é uma fruta típica de regiões de clima tropical, há relatos que tenha se originado em terras brasileiras. Por aqui, dependendo da região recebe os nomes de maracujá-mirim, maracujá-suspiro, maracujá-peroba, maracujá-pequeno, flor-da-paixão.

É uma fruta que costumamos aproveitar sua polpa repleta de sementes envoltas em uma estrutura cremosa. Com ele pode ser preparado receitas de doces, licores e sucos. Só que é importante destacar, que a fruta tem várias propriedades com efeito medicinal e que podemos usufruir de seus benefícios também através de suas folhas que podem ser usadas na forma de infusão.

Benefícios do chá de folha de maracujá

Antes de falarmos dos benefícios que o chá feito a partir das folhas de maracujá faz para saúde, precisamos entender que esses benefícios ocorrem por causa de suas propriedades químicas.

A planta é rica em flavonoides que são fitonutrientes que atuam protegendo o metabolismo. Também é rico em vitamina A e C e de minerais como potássio, magnésio e fibras alimentares. Esse conjunto nutricional faz com que estabilize os níveis de glicose no sangue e previnem problemas crônicos, como diabetes, colesterol alto, pressão alta e o envelhecimento precoce.

O chá de folhas de maracujá é eficaz para combater a retenção de líquidos, devido a sua ação diurética que estimula a eliminação de líquidos pela urina.

Também age como um calmante natural, reduzindo os sintomas de ansiedade e promovendo um relaxamento. É eficaz para combater problemas do sono e crises nervosas.

Outro benefício proporcionado pelo chá de folhas de maracujá é o alívio nos sintomas desagradáveis provocados pelo climatério. O chá pode diminuir os calorões normais que ocorrem durante esse período.

Por fim, o chá ajuda a potencializar o emagrecimento, já que reduz a ansiedade, podendo diminuir a vontade de comer demasiadamente e por ter efeito diurético, o que colabora para a perda de peso. 

Como preparar o chá de folha de maracujá

Ingredientes: 

  • 4 folhas frescas picadas de maracujá ou 2 folhas desidratadas de maracujá;
  • 3 copos de água.

Modo de preparo:

Coloque em uma panela a medida de dois copos de água e jogue as folhas de maracujá picadas.
Deixe ferver durante 10 minutos.
Desligue o fogo e despeje mais um copo de água e deixe ferver por mais dez minutos.
Após, basta coar e servir o chá.

Esse chá é melhor ser tomado logo que for feito, para aproveitar melhor seus benefícios.

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/04/descubra-quais-os-poderosos-beneficios-do-cha-de-folha-de-maracuja/