Dom Odair Miguel é ordenado bispo em emocionante cerimônia em Irati   

A cerimônia aconteceu na Paróquia São Miguel

Esther Kremer e Assessoria Diocese de Ponta Grossa

Na tarde de sexta-feira (08), Irati e toda a Diocese de Ponta Grossa puderam testemunhar uma emocionante cerimônia de ordenação episcopal do Dom Odair Miguel Gonsalves. O bispo foi pelo Papa Francisco, em agosto, como auxiliar de Porto Alegre. A cerimônia aconteceu na Paróquia São Miguel, em Irati.

A ordenação teve três bispos ordenantes. O principal foi Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB. O bispo de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi, como anfitrião, e Dom José Carlos Chacorowski, bispo da Diocese de Caraguatatuba (SP).

Durante a cerimônia oficial, Dom Odair expressou toda sua gratidão pelos fieis presentes e agradeceu cada pessoa que fez parte de sua história. “Estive em Porto Alegre e pude sentir a expectativa e a acolhida pela minha chegada, agradeço a cada um. Agradeço também a minha família, infelizmente meus pais não estão mais conosco, mas pude senti-los e agradeço por todos os ensinamentos que me deixaram”.

Ainda, o bispo abençoou todos os fiéis e pediu bençãos para o seu futuro. “Finalizo pedindo bençãos a Virgem Maria, que ela sempre esteja ao meu lado para servir, através do ministério em mim confiado, “Servir pela caridade”. Conto com as orações de todos e podem contar com as minhas orações, fiquei muito feliz com a presença de cada um. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo”   

Em nota oficial, a Diocese explica que a ordenação teve muita fé e emoção. “Dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem a marca do pecado original. Este dia foi marcado também pela celebração de ordenação episcopal do novo bispo, o terceiro originário de Irati. Antes dele, Pedro Filipak que, apesar de ter nascido em Contenda (PR), veio aos cinco anos para a cidade, onde estudou e descobriu a vocação ao sacerdócio, tendo sido ordenado padre por Dom Antônio Mazzarotto, em 1945, na matriz Nossa Senhora da Luz, de Irati. Sua ordenação como bispo, no entanto, ocorreu em Jacarezinho (PR). Em junho de 2018, Mário Spaki, sacerdote iratiense teve sua ordenação como bispo de Paranavaí, na Catedral Sant’Ana, em Ponta Grossa”.

As primeiras missas de Dom Odair foram no dia 9 de dezembro, na Capela São Pedro, no Guamirim, às 18 horas, e, no dia 10, na igreja matriz São Miguel, às 9 horas, e, às 18 horas, missa pelos familiares falecidos, no Cemitério de Guamirim.

Fotos: AssCom Diocese de Ponta Grossa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.