Hemepar de Irati mobiliza campanha em prol da doação de sangue

Tipos sanguíneos que estão em falta: O positivo, O negativo e A negativo

Sthefany Brandalise

No atual momento, o Hemepar de Irati está enfrentando uma escassez de tipos sanguíneos essenciais para salvar vidas. As doações de sangue são um ato de generosidade e solidariedade que podem impactar positivamente até quatro vidas por bolsa coletada.

O Hemepar de Irati conta com a colaboração de todos, especialmente aqueles que têm os tipos sanguíneos O positivo, O negativo e A negativo.

Hemepar de Irati precisa de tipos sanguíneos O positivo e O negativo e A negativo

“Doar sangue é um ato grandioso e nobre, que demonstra a solidariedade, bondade e generosidade para com o próximo! Cada bolsa coletada salva até quatro vidas, quatro vidas que por algum motivo, como um quadro clínico grave ou uma cirurgia complexa precisou receber sangue, sendo assim, a hemoterapia ainda é essencial para dar chance de vida para quem necessita”, comenta a enfermeira Vitória Regina Franco.

Enéias de Andrade Gonçalves, responsável pela captação dos doadores, explica que a epidemia da dengue está prejudicando as doações no Paraná. “Atualmente, a epidemia de Dengue no nosso Estado tem prejudicado as doações, pois o resultado positivo torna o doador inapto por 30 dias após a recuperação completa, por essa razão é indispensável a cooperação de toda a população para o cuidado e prevenção contra a dengue. A equipe da Unidade de Coleta e Transfusão de Irati conta com a colaboração da população de toda a região para que os estoques de sangue sejam mantidos em níveis seguros para prestar assistência a quem precisa”.

“A primeira doação traz o sentimento de altruísmo, faz com que o doador se sinta importante na vida de outras pessoas, mesmo não conhecendo-as. Além disso, tem como objetivo estimular os doadores, para que se tornem fidelizados, ou seja, frequentem regularmente a unidade, conforme os intervalos mínimos de doações (homens a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias)”, diz Enéias.

Requisitos mínimos para ser doador(a) de sangue:
Estar bem de saúde;
Ter 16 a 59 anos (com 16 e 17 anos é obrigatório vir com pai ou mãe ou responsável legal);

Se já for doador pode doar até 69 anos. Mas a primeira doação deve ser até 59 anos.
Ter pelo menos 51 Kg;
Bem alimentado e bem hidratado;
Trazer um documento oficial com foto.

Endereço:

A UCT – Hemepar Irati está no mesmo endereço: Rua Coronel Píres, 357 – Centro, Irati – PR, ao lado do colégio Duque de Caxias.

Consulte-nos sobre os prazos para:
Quem usa ou usou algum medicamento;
Vacinas;
Tatuagem ou micropigmantação;
Piercing;
Cirurgias ou procedimentos médicos;
Exames endoscópicos;
COVID;
Gripe;
Dengue;
entre outras.

As doações são:
Segundas, quartas e sextas (TARDE) das 13h00 às 15h30, e terças e quintas (MANHÃ) das 08h00 às 10h30.

É necessário fazer agendamento no site: www.saude.pr.gov.br/doacao

Contato:

Fone: (42) 34226240 WhatsApp ou ligações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.