Homenagem à Nossa Senhora de Monte Claro será no dia 26 na Igreja São Miguel

Nelsi Antonia Pabis – BRASPOL

O dia 26 de agosto é dedicado à Nossa Senhora de Monte Claro, em polonês Matka Boska Jasna Góra, também conhecida por Czarna Madona – Madona Preta e Nossa Senhora de Czestochowa por seu Santuário estar na cidade de Czestochowa. Na Polônia é um dia santificado, inteiramente dedicado à sua padroeira. Também é um dia muito significativo para os descendentes de poloneses, os imigrantes ao deixarem a sua terra traziam consigo esse grande tesouro, o quadro de Nossa Senhora de Monte Claro e a grande devoção à Maria Santíssima, à qual invocavam a sua proteção. Essa devoção foi transmitida aos seus descendentes. Construíram igrejas em várias partes do Brasil e a ela dedicaram.

A história da Polônia é de lutas para conquistar a liberdade e está fortemente relacionada à religiosidade. Nos tumultuados tempos, os centros religiosos foram a defesa espiritual e a riqueza material do povo polonês, consideram que as conquistas que tiveram devem-se à presença espiritual da Madona em terras polacas. Para Iarochinski (2000), “nenhuma outra nação deu tanta importância a um lugar santo quanto os polacos deram e dão à igreja e monastério de Jasna Góra – Monte Claro.”

Uma das imagens mais antigas de Nossa Senhora está em um quadro no Santuário de Jasna Góra – Monte Claro, em Chestochowa. A pintura foi obra de São Lucas, o evangelista pintou a imagem sobre uma tábua de mesa feita por São José e usada por Maria de Nazaré em Jerusalém, medindo 112x82cm. De acordo com Ambroziak (2015), “o apego da nação aos valores religiosos e culturais, assim como o culto da Nossa Senhora de Czestochowa, ajudou aos poloneses a preservar a sua identidade, sempre ligada a forte devoção mariana, apesar de não possuírem por mais de 120 anos o estado próprio. O Santuário de Czestochowa tornou-se o verdadeiro coração da nação, o lugar sagrado e o forte símbolo patriótico ao mesmo tempo.”

No mês de agosto, é comum grupos de peregrinos de todas as partes da Polônia se deslocarem até o santuário na cidade de Chestochowa. No Brasil, a data é comemorada em várias localidades onde existem igrejas a ela dedicadas. Em Curitiba, as comemorações acontecem no Memorial São João Paulo II, a partir das 12h com atividades culturais e religiosas.

Em Irati, na Igreja Matriz de São Miguel, edificada pelos imigrantes poloneses e seus descendentes, encontra-se um quadro de Nossa Senhora de Monte Claro que foi um presente do Papa João Paulo II ao governo brasileiro, que enviou ao Paraná e pelo significativo número de descendentes de poloneses na região foi doado à comunidade de Irati.

Neste ano a homenagem à Nossa Senhora de Monte Claro será no dia 26 de agosto de 2023 na Igreja São Miguel:

  • às 17h15, a comunidade polonesa se reunirá para rezar o terço em língua polonesa;
  • às 18h missa, que será iniciada com procissão de entrada com os quadros de Nossa Senhora de Monte Claro. Solicita-se a todos que possuem quadros/ícones de Nossa Senhora de Monte Claro que levem para a igreja para participar da procissão de entrada, momento de singela homenagem dos descendentes e simpatizantes da cultura polonesa à Maria Santíssima, padroeira da terra dos nossos antepassados.

Convidamos todos a participarem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.