Senai em Irati abre vagas gratuitas para Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Com duração 24 meses, formação técnica prepara para o mercado da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Assessoria

Até o dia 10 de julho o Senai Paraná abre inscrições para vagas gratuitas em Cursos Técnicos. Em Irati são ofertadas 35 vagas para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Além deste curso em Irati, a região dos Campos Gerais recebe outras 160 vagas organizadas entre as unidades Senai nos municípios de São Mateus do Sul, União da Vitória, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, em cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica; Eletromecânica; Manutenção Automotiva e Mecânica.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho no sistemafiep.org.br/gratuidade/cursos-tecnicos e as aulas, que variam entre presencial e semipresencial, iniciam em 1º de agosto.

Para confirmar a inscrição, é importante que o candidato cumpra os critérios estabelecidos no Edital de vagas. A aprovação dos candidatos será realizada considerando a seleção e classificação obtida pela ordem de inscrição válida (data e horário) no curso escolhido, conforme disponibilidade de vagas e análise dos documentos pessoais do candidato, anexo no link da inscrição.

Os cursos técnicos com vagas gratuitas para a região dos Campos Gerais contemplam as áreas de Desenvolvimento de Sistemas; Eletrotécnica; Eletromecânica; Manutenção Automotiva e Mecânica.

Algumas unidades ofertarão cursos de nivelamento gratuitos nas áreas de Língua Portuguesa, Informática e Matemática básica, em datas anteriores ao início das aulas dos cursos técnicos. O nivelamento é obrigatório e a inscrição deve ser feita na data da assinatura do contrato educacional do curso técnico escolhido.

Para dúvidas e informações, o Senai Paraná também disponibiliza o e-mail [email protected] e os telefones WhatsApp (41) 3271-9090 e (41) 3271-9138. Ao todo, serão ofertadas 1.586 vagas em 15 diferentes cursos distribuídos em 23 municípios do Estado.

Cursos estão alinhados à demanda apontada no estudo Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 da Confederação Nacional das Indústrias (CNI)

Foto: Reprodução

Segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país, até 2025 o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 163,9 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 669,6 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.

“De acordo com o levantamento, a demanda por profissionais com formação de nível técnico no estado corresponde a mais de 120 mil pessoas, devendo apresentar-se como uma tendência de necessidade e crescimento para os próximos ano, principalmente em áreas como planejamento e controle de produção; desenvolvimento de sistemas e aplicações; linha de montagem de veículos automotores; e eletrônica”, diz Juliana Maia, coordenadora de educação e negócios do Sistema Fiep. “Nesse sentido, caminhando ao encontro dos apontamentos levantados pelo Observatório Nacional da Indústria é que o Senai Paraná lançou esse primeiro pacote de vagas gratuitas para Cursos Técnicos. Eles estão diretamente relacionados a essa tendência de mercado e, para quem buscar se dedicar com excelência, certamente a colocação no setor industrial aparecerá rapidamente”, finaliza.

Em relação ao Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas para a cidade de Irati, a entrega também tem relação com o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia ΣTCEM”, publicado pela Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, mostrou que, até 2025, as empresas de tecnologia devem demandar 797 mil talentos para o setor.

SERVIÇO:

Vagas gratuitas – Cursos Técnicos do Senai Paraná nos Campos Gerais

Unidades participantes: Irati; São Mateus do Sul; União da Vitória; Ponta Grossa; Telêmaco Borba

Total de vagas: 195

Inscrições até: 10/07/2022 em sistemafiep.org.br/gratuidade

Início das aulas: 01/08/2022

Áreas dos cursos: Desenvolvimento de Sistemas; Eletrotécnica; Eletromecânica; Manutenção Automotiva e Mecânica.

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones WhatsApp (41) 3271-9090 e (41) 3271-9138.