Unicentro Campus Irati inaugura novo bloco do Centro de Documentação e Memória (CEDOC)

Esther Kremer

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus Irati, realizou a cerimônia de inauguração do segundo bloco do Centro de Documentação e Memória (CEDOC). O evento, que aconteceu na manhã de quarta-feira (01), contou com a presença do secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que é considerado o padrinho da instituição.

O CEDOC visa preservar e disseminar a história e a memória da Unicentro e de todos os municípios da região, além de servir como espaço de pesquisa e estudos para acadêmicos, pesquisadores e toda a comunidade local. A cerimônia de inauguração reuniu professores, estudantes, autoridades locais e membros da comunidade.

O investimento na construção do CEDOC 2 totalizou R$ 535.991,82, com um reajuste em 2022, demonstrando o compromisso da Unicentro em oferecer instalações de qualidade para a preservação da memória e a promoção da pesquisa acadêmica na região.

O centro, localizado nas instalações do Campus Irati da Unicentro, abriga um rico acervo de documentos, fotografias, registros e materiais que contam a história de diversas cidades da região. A ampliação do CEDOC é de extrema importância para todos os cursos ofertados pela Unicentro, em especial pelo corpo acadêmico do curso de Licenciatura em História.

O secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, presente no evento, expressou seu apoio e entusiasmo em relação à inauguração do CEDOC. “Entregar mais um importante investimento no Campus de Irati é um sentimento incrível. O curso de História de Irati é reconhecido, tanto que tem o Mestrado, assim como outros cursos e sabemos da importância do CEDOC para eles. É um compromisso que eu tenho com todos da Unicentro. A região só tem a ganhar com uma instituição bem estruturada”.

A arquivista do CEDOC, Márcia Doré, enfatizou a importância do centro para a comunidade acadêmica e local. “É um local muito importante porque está reunindo a história pública dos municípios. Nós temos muito material, nós medimos de forma metro linear e o CEDOC tem 240 metros lineares de documentos. Precisávamos da ampliação”, disse. 

O reitor da Universidade, professor Fábio Hernandes, também falou sobre o investimento. “É mais um espaço para o ensino, para a pesquisa e para a extenção, mas, principalmente, para a memória de Irati e região, pois o nosso CEDOC tem muitas parcerias com o poder público, são diversos arquivos que servem como pesquisa. É um momento feliz para o Campus Irati”.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve presente na inauguração e disse que “está inauguração é importante demais para Irati e região, pois é onde está arquivado a história dos municípios, todos os fatos relevantes que aconteceram. Nós precisamos sempre olhar o passado, estar o presente e pensar no futuro, então este novo CEDOC só vai agregar ainda mais no armazenamento destas memórias”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.