Juíza de Direito Mitzy de Lima Santos é homenageada na Câmara

A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar de Irati, em conjunto com os Poderes Executivo e Legislativo, homenagearam na noite de segunda-feira (16), a Juíza de Direito Mitzy de Lima Santos, que depois de 12 anos atuando na Comarca de Irati encerrou sua carreira na magistratura.

O presidente Nei Cabral, em nome do Legislativo, registrou os cumprimentos à homenageada. “Nós como pessoas públicas recebemos críticas e somos cobrados por coisas que não podemos fazer, mas em contrapartida, vivemos momentos como este de homenagem a uma pessoa tão querida que fez história em Irati. Registro aqui a nossa gratidão por tudo que fez por nosso povo e cidade”, agradeceu o presidente entregando, em nome da Câmara, flores à homenageada.

O prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Junior, e o prefeito de Irati, Jorge Derbli, também prestaram homenagens entregando placas de reconhecimento à Dra. Mitzy. Emocionados, os seus colegas de trabalho fizeram agradecimentos.

comandante da Polícia Militar de Irati, Major Joas Marcos Carneiro Lins, junto com o Major Renato dos Santos Taborda agradeceram em nome da Polícia, registrando a satisfação de tê-la no município. “A senhora foi fundamental no que hoje Irati é no aspecto da segurança pública. Faz parte de uma equipe que motiva os policiais militares a continuar lutando por dias melhores”, afirmou Taborda. Joas cantou a música “Joia Rara”, que segundo ele, resume muito bem a Dra. Mitzy.

Bastante emocionada a homenageada agradeceu a todos. “Este reconhecimento é fruto não somente de uma pessoa e sim de várias pessoas e instituições. O sentimento que me invade hoje é de gratidão a cada representante e cada servidor das diversas instituições que sempre caminharam junto com o poder judiciário, no intuito de aprimorar a vida dos cidadãos de Irati e de Inácio Martins. Aqui pude entrar em contato direto com os jurisdicionados e de estar à frente dos juizados especiais, casa primeira daqueles que anseiam por justiça e resolução de problemas. Com esta preocupação, primei pelo estímulo à conciliação e ao diálogo, crente que o calor humano e o perdão são mais resolutivos do que uma sentença fria, que obriga unilateralmente as partes envolvidas no processo. Hoje, é com espírito de dever cumprido que encerro minha carreira. Os problemas do mundo não são resolvidos com imediatismo, mas decorrem de um processo lento e árduo de construção e de desconstrução de conceitos e valores. Espero ter plantado o sentimento e a cultura do diálogo e da paz, que mais do que nunca precisam ser estimulados. Precisamos construir juntos um mundo mais justo e honesto”, destacou Dra. Mitzy.

Ela ainda citou a seguinte frase de Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Antes de concluir a homenageada disse: “Que as nossas vidas sejam pautadas justamente no contrário do que diz Rui Barbosa e que possamos animar-se cada vez mais em busca da honestidade, honradez e alteridade. Muito obrigada Irati”, agradeceu.

TRAJETÓRIA

Dra. Mitzy nasceu em Curitiba no dia 26 de setembro. Iniciou sua carreira profissional na Secretaria de Saúde de Curitiba, onde fazia entrega de medicamentos. Filha de alfaiate e de dona de casa, Mitzy formou-se em Direito na Universidade Federal do Paraná no ano de 1981. Iniciou sua carreira no ramo advogando por 10 anos na cidade de Ivaiporã. Fez parte da 1ª Turma da Escola de Magistratura do Estado do Paraná. Assumiu a magistratura em 1994 passando pelas comarcas de Loanda, Cascavel, Barracão, Curiúva e Teixeira Soares, onde trabalhou por 12 anos, sendo transferida para Irati no ano de 2007.

No ano de 2014, Dra. Mitzy recebeu o Título de Cidadã Honorária do Município de Inácio Martins. Em 2016, assumiu a direção da 4ª Vara Judicial com as instalações dos Juizados Especiais e Fazenda Pública na Rua 19 de dezembro e recebeu o Título de Cidadã Honorária de Irati. Em março de 2017, articulou e viabilizou a instalação do CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Irati. E em novembro deste ano encerrou sua carreira na Magistratura.

Segundo a sua assessora, Rosana Rodrigues, foram muitos anos trabalhados, muitas audiências, júris, mutirões, eleições, etc. “Uma vida compartilhada e hoje tomo a liberdade de utilizar uma frase de Aristóteles: A gratidão não consiste em receber honras, mas sim em merecê-las. E a senhora é mais do que merecedora desta homenagem”, elogiou.

Comentários estão fechados.