Rio Azul será representada em evento na USP

Entre os dias 8 a 11 de novembro, o servidor e educador, Nelson Princival Junior, participará de um Seminário de Educação Física Escolar na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, e apresentará um trabalho sobre como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Rio Azul vem sendo desenvolvido.

Com o título do projeto ‘Práticas Corporais enquanto Estratégias para a Emancipação Social em um Projeto Multidisciplinar’, Princival foi selecionado a apresentar seu trabalho na USP. Esta é a segunda vez que o professor de Educação Física participa do evento.

“O projeto é um relato de experiência com objetivo de apresentar a maneira como as práticas corporais vêm sendo desenvolvidas desde 2017 a 2019 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Rio Azul. O SCFV refere-se a um projeto multidisciplinar da Assistência Social com intuito de proporcionar o fortalecimento dos vínculos na esfera familiar e comunitária através da convivência”, explica Princival.

Em Rio Azul, o projeto é desenvolvido em dois centros de convivência: no Centro da Juventude, atendendo cerca de 50 crianças e adolescentes, e dentro do projeto Piá, que trabalha com 70 crianças. O trabalho é realizado quinzenalmente para bebês, adultos e idosos e, diariamente, para crianças e adolescentes de quatro a 14 anos.

Esta iniciativa é promovida por meio de várias ações, como oficinas, teatro e gincana, trabalhando temas de práticas corporais, cuidado com os idosos e o combate a exploração sexual infantil. Neste ano, por exemplo, as crianças e adolescentes foram até a Unicentro para praticarem atividades circenses de acrobacias aéreas e de solo. Desta forma, eles puderam conhecer mais como é uma universidade.

Para o professor de educação física “é extremamente importante a participação em eventos com este caráter para trazer novos conhecimentos e possibilidades de intervenção pedagógica, além de poder apresentar a cara do serviço de convivência de Rio Azul e quais são os seus objetivos, pois muitas vezes as pessoas confundem como sendo uma escola ou reforço escolar”, explica.

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Trata-se de um evento que ocorre a cada dois anos e que proporciona o contato com educadores de grande parte do Brasil, bem como com professores renomados no cenário brasileiro. De acordo com o site do Seminário de Educação Física Escolar, o evento recebeu mais de 350 trabalhos, sendo de 16 estados brasileiros e de três países diferentes.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

O SCFV diz respeito a um serviço realizado pela Secretaria de Assistência Social, sendo referenciado pelo CRAS. O SCFV trabalha com oficinas desenvolvidas para grupos de diferentes faixas etárias.

Rio Azul conta com dois centros de convivência, sendo o Centro Educacional Gregorio Skalicz, também conhecido como Projeto Piá (atende diariamente crianças de 4 a 10 anos) e o Centro de Atendimento Infanto-Juvenil, mais conhecido como Centro da Juventude (atendendo diariamente crianças e adolescentes com faixa etária entre 10 a 14 anos).

Além desses dois grupos, o SCFV de Rio Azul atende quinzenalmente grupos com faixa etária de 0 a 4 anos, 18 a 59 anos e grupos de idosos.

Comentários estão fechados.