Maria Fumaça pode voltar aos trilhos de Irati em julho

Uma saudosista visita pode voltar a transitar nos trilhos iratienses. O trem Maria Fumaça, que impulsionou o crescimento de várias cidades da região, e em alguns casos, foi o motivo do surgimento de cidades, pode vir ao município para passeio. Isso se deve a um projeto da Rumo Logística, chamado Trem Comemorativo, que busca ser implantado na região.

Esse trabalho iniciou em 2018, em que ofícios de várias entidades foram encaminhados a entidades mantenedoras do projeto, como a Rumo Logística, a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e o Centro da Memória Ferroviária. Este ano o contato foi iniciado por Marcio Assad, que é secretário de Turismo da Lapa, e também atua junto ao Centro de Memória Ferroviária, e desenvolveu, junto as entidades competentes, estes passeios de Maria Fumaça.

O município da Lapa teve no ano passado dois momentos importantes, que foram os passeios durante o aniversário da cidade com o Trem Comemorativo e também com o Trem Natalino. É nesta experiência que Irati está se apoiando para buscar estes dois projetos para região. O diretor do Jornal Folha de Irati, Nilton Cesar Pabis, e o secretário de Cultura de Irati, Alfredo Van der Neut, estiveram na semana passada em visita a Assad na Lapa, conhecendo o que foi feito e buscando as orientações necessárias para que o projeto tenha sucesso em Irati.

A articulação deste projeto já tem o apoio estratégico importante, como do presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, que manifestou interesse em que o Trem suba a serra fazendo passeios até o município de Inácio Martins. “Além do aspecto histórico, a linha férrea serpenteia a Serra da Esperança mostrando belas paisagens, em muito desconhecidas. Isso soma-se a busca pelo impulsionamento do turismo da região e estamos ansiosos para que tudo dê certo. A prefeitura de Inácio Martins está desenvolvendo a revitalização do espaço em torno da estação que permitirá uma melhor recepção dos turistas”, disse Benato.

Outro apoio importante é do prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, e do chefe do departamento de Cultura, Carlos Henrique de Melo. “A ideia é que passeios de Irati a Teixeira Soares possam, além de trazer turistas, proporcionar aos moradores daqui reviverem momentos que lembram o surgimento do município que leva o nome de um dos engenheiros que comandou as obras de implantação da linha férrea na região,” conta Henrique.

A presidente da Agência de Desenvolvimento das Regiões Centro-Sul do Paraná (ADECSUL), Estela Mara Rosa, diz que muitos dos municípios da Terra dos Pinheirais nasceram de uma estação ferroviária, assim sendo, a vinda da Maria Fumaça aos trilhos da região nos remete a um mergulho em nossa história e raízes, ao bucolismo da fumaça e do som do apito da Maria Fumaça. A ADECSUL abrange um território de 20 municípios no sul e sudeste do estado.

O secretário de Cultura de Irati, Alfredo Van der Neut, explica que o projeto é trazer a Maria Fumaça em comemoração ao aniversário de Irati e Teixeira Soares (15 e 14 de julho). “Estamos pedindo, inicialmente, que o trem fique um tempo suficiente para oportunizar que pessoas, não só de Irati, mas de toda a região, possam ter acesso a este passeio, que com certeza vai agradar a todas as gerações. Para isso, a prefeitura está colocando à disposição toda a sua estrutura para que o evento seja realizado. Ë importante explicar que estamos na fase embrionária e ainda dependemos da sensibilização, tanto da Rumo, quanto da ABPF para seja disponibilizado o passeio” enfatiza.

Ele ainda comenta sobre o resgate histórico e o momento nostálgico que o trem trará aos moradores. “A Maria Fumaça proporciona uma viagem no tempo, mostrando como era o transporte de passageiros por linha férrea na época. Muitos irão lembrar, e os mais jovens, terão essa experiência e poder conhecer mais sobre a história do município”, completa Van Der Neut. O secretário ainda afirma que, entre 15 e 20 municípios estariam sensibilizados diretamente com o passeio.

Comentários estão fechados.