Confidencial 22-02-19

Derbli muda o secretário de Finanças

O prefeito Jorge Derbli exonerou o secretário de Finanças, Valmir Emiliano. Valmir sofreu, por recomendação da promotoria Pública de Irati, uma sindicância. De posse do resultado do processo, o prefeito Derbli decidiu por exonerar o secretário, mesmo sendo financeiro de sua campanha em 2016. O fato que deu origem a sindicância foi de ordem particular do secretário, mas, mesmo assim, Derbli optou pela exoneração. O prefeito deve anunciar nos próximos dias o nome de quem assumirá o posto. Derbli explica que o caso em questão não envolveu os cofres municipais. Temporariamente, Danieli Cavali, atual secretaria de administração acumula a pasta.

Valmir Emiliano é funcionário concursado de Rio Azul, onde deve retornar suas atividades. A administração se posicionou em nota.

Comissão Processante Disciplinar recomendou demissão de secretário

Seguindo recomendação do Ministério Público do Estado do Paraná, instaurou-se na Prefeitura de Irati, Comissão Processante Disciplinar, para apurar suposto desvio de conduta do então secretário de Fazenda, Valmir Emiliano. A comissão, após análise dos fatos, recomendou a demissão do secretário, a qual foi acatada pelo prefeito municipal. Cabe ressaltar que tal conduta do ex-secretário não causou prejuízo algum ao erário público.Daniele Cavalli, secretária de Administração, está respondendo interinamente pela Secretaria de Fazenda, acumulando as duas pastas.

 

De Partida

Também o secretário e Obras e urbanismo, Dagoberto Waydzik (Dago) deixou, sexta, 22, a pasta que ocupa. Dago, vai assumir uma coordenação junto a deputada Leandre Dal Ponte (PV). Sá eu compromisso era de permanecer apensa seis meses na administração para auxiliar nos primeiros passos e acabou permanecendo por mais de dois anos. Embora o prefeito Jorge Derbli já tem o nome do indicado para a sucessão, o nome não foi oficializado. É pratico pensar que o próximo secretario deverá atuar na mesma linha de Dagoberto para dar sequência ao trabalho iniciado.

Estadualização

Uma caravana do município de Rebouças composta do prefeito Zak, do vice, Fabio Chiqueto, e do vereador, Alessandro, estiveram com o secretário da SEIL, Sandro Alex, com o deputado Hussein Backri e também com o governador Ratinho Junior discutindo a estadualização do trecho que liga Rebouças ao Marmeleiro. A proposta é de que com a economia realizada na licitação da PR-364, possa ser pavimentado o restante. Agora depende de passar pela Alep e ter o “pode” do governador.

 

Muda o financeiro

O prefeito Jorge Derbli exonerou o secretário de Finanças, Valmir Emiliano. Valmir sofreu por recomendação da promotoria Pública de Irati uma sindicância. De posse do resultado do processo, o prefeito Derbli decidiu por exonerar o secretário, mesmo sendo financeiro de sua campanha em 2016. O fato que deu origem a sindicância foi de ordem particular do secretário, mas, mesmo assim, Derbli optou pela exoneração. O prefeito deve anunciar nos próximos dias o nome de quem assumirá o posto.

 

 

Programando

Esta semana o prefeito Adelmo, de Prudentópolis, recebeu a reunião do Núcleo Regional da Educação que organiza as atividades para o ano letivo. Também estiveram presentes o presidente da AMCESPAR, Junior Benato, e o prefeito de Mallet, Moacir Szemvelski, que prestigiaram o chefe do Núcleo, Ico Ruva. O prefeito Adelmo recebeu os visitantes no monumento do Salto São João, mostrando o potencial turístico que tem o município. Na foto a secretária Jane com os prefeitos e Ico Ruva.

 

É Férias que não acaba mais

A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, que já estava de licença para as devidas férias, pediu afastamento de novo. Serão mais 30 dias que ela ficará afastada para cuidar de assuntos particulares. Enquanto isso, quem administra o município é o vice Fabio. Ao todo, só nesta etapa, serão 60 dias de afastamento. O que está acontecendo foi uma das situações que a prefeita disse na campanha que não faria.

 

Assim fica fácil

Mesmo que a Câmara tenha aprovado, e que ela não esteja recebendo seu subsidio, a prefeita tem na pessoa do vice mão de obra barata para administrar o município. Enquanto a prefeita tem um subsídio de aproximadamente R$13 mil por mês, o vice ganha algo próximo de R$ 4 mil. Virou, me perdoem a expressão, um burro de carga da prefeita. Conta-se nos bastidores que o vice Fabio em virtude da “exploração” já pensa na renúncia de seu cargo.

 

Deixando os pepinos…

O vice Fabio ainda tem outros problemas para descascar. A prefeitura bancava o transporte universitário do município,mas agora foi cancelado o apoio que os alunos recebiam. Cerca de 120 alunos terão de arcar com o custo do transporte. Segundo informações de bastidores, o transporte, no modelo atual, será realizado até o dia 28 próximo, depois será por conta de cada aluno.

 

Muda para os políticos

O Ministério da Economia anunciou que o regime atual de aposentadoria dos políticos será extinto. Os novos eleitos passarão a fazer parte automaticamente do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou seja, vão se aposentar com as mesmas regras dos trabalhadores da iniciativa privada.Esta é uma das mudanças que está na reforma que tramita no Congresso.

 

Quer saber o que o povo pensa

O deputado Evandro Roman está disponibilizando em seu Facebook um documento explicando a mudança na Lei da Previdência. No link, ele quer saber a opinião da população e sugestões para alterar a Lei que vai reger o sistema previdenciário após aprovado. Quer entender? Acesse o link: https://bit.ly/2V9RWxE

 

Mudança Positiva

O prefeito Rodrigo Solda deu uma “tacada certeira” em uma das pastas chaves para o crescimento do município. Empossou como secretário de Industria e Comércio Martinus Meiborg. Natural da Holanda, trabalhou 17 anos na Schreiber Foods, em Rio Azul. Com vasta experiência traz a capacidade e visão de empreendedorismo para fortalecer o comércio local, tal qual, captar novas empresas para o município. Martinus já foi provedor do Hospital do município e com certeza com sua capacidade agrega positivamente. Joelcio, que já ocupou esta pasta, agora é secretário de Administração.

 

Com dinheiro próprio

O governador Ratinho Junior (PSD) embarca no sábado (23) para os Estados Unidos, em sua primeira viagem oficial ao exterior, desde que assumiu o cargo, em janeiro. A agenda oficial vai até o dia 2 de março, quando a comitiva volta ao Estado. Depois, o governador cumpre agenda particular fora do País, retornando no dia 11 de março. Na mensagem para a Assembleia Legislativa em que pediu licença e autorização para se ausentar do cargo, o governador informou que todas as etapas da sua viagem serão pagas por ele, sem qualquer ônus para o Estado. Ele determinou, inclusive, o desconto dos dias do subsídio mensal a que tem direito. As informações são do Bem Paraná.

Incluindo e modernizando

O governador Ratinho Junior e o secretário da SEIL, Sandro Alex, levaram até ao secretário Nacional de Transportes Terrestres, Jamil Megid Junior, na quarta-feira (20), a proposta de inclusão das rodovias PR-092 (Norte Pioneiro), PR-323 (Noroeste), PR-280 (Sudoeste), além da ligação entre Campo Mourão e Guarapuava, no pacote de concessões do Governo Federal, que serão pedagiadas. Ratinho diz que é a forma mais rápida de modernizar estas rodovias.

 

 

Comentários estão fechados.