Irati retoma Desfile Cívico e reúne 10 mil pessoas no 7 de Setembro

O Exército Brasileiro trouxe um pelotão de fuzileiros, além de um carro blindado para desfilar em Irati. Foto: Vinícius Batista

A manhã de 7 de setembro reuniu muitas pessoas na Rua Conselheiro Zacarias, no centro de Irati, onde foi realizado o Desfile Cívico em alusão a Independência do Brasil. A Prefeitura Municipal divulgou que aproximadamente 10 mil pessoas assistiram as apresentações das mais de 90 entidades participantes.

Programado para iniciar às 8h30, o desfile teve o horário rigorosamente cumprido, além de ser conduzido de forma dinâmica, o que contribuiu para que a evolução fosse bastante ágil e não se estendesse além do horário previsto para o encerramento, que aconteceu às 11h30.

A população e as entidades aderiram e compareceram. Buscamos resgatar o civismo e patriotismo. O povo iratiense que ama o Brasil. Tudo ocorreu muito bem e agradeço a todos que trabalharam, organizaram e desfilaram, ressalta o prefeito Jorge Derbli, que garante que em 2019 haverá continuidade essa iniciativa.

Para as pessoas que acompanharam todas as escolas, CMEIs, empresas e instituições civis e militares que passaram pela avenida, o desfile 2018 foi considerado o maior já realizado em Irati. O novo local das apresentações foi escolhido em razão de não se ter certeza se a Munhoz da Rocha, palco tradicional do desfile, estaria liberada até a data cívica. Entretanto, a principal avenida da cidade ficaria obstruída se o público que compareceu à Rua Conselheiro Zacarias estivesse no local original.

É um momento cívico maravilhoso para nossa cidade. Parabenizo a administração municipal e a quem desfilou ou veio assistir, comenta Maria Helena Orreda, que acompanhou o desfile junto com a sua família.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitão Jorge Augusto Ramos, ressaltou a importância do Desfile Cívico para a população. Civismo é aquele sentimento de fazermos parte dessa terra independente que é o Brasil. Já o patriotismo é fazermos qualquer coisa pela nossa pátria, garantindo isso ao nosso povo. Esse resgate é importante, vai refletir nas próximas gerações. Vivemos em uma sociedade que preza pela liberdade, destaca.

ATO CÍVICO

Iniciando as solenidades dos 196 anos da independência do Brasil, antes do desfile ocorreu cerimônia cívica na Praça da Bandeira, com execução do Hino Nacional e hasteamento da Bandeira Nacional.

Com apresentação da banda da Guarda Mirim, a cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares. Fizeram uso da palavra o presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello, e o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

Derbli comentou que o ato de civismo e patriotismo é necessário para o País. Precisamos sempre lembrar da importância da pátria, enfatizou o prefeito.

 

Comentários estão fechados.