Procissão de São Cristóvão atrai cerca de três mil veículos

Bárbara Gardin

O final de semana foi de festa na Matriz Nossa Senhora da Luz, paróquia de Irati que celebra há 70 anos a tradicional Festa de São Cristóvão, catalogada a mais antiga do Brasil, na categoria. Paralelo à festividade, no domingo (05), aconteceu a procissão dos veículos com benção, que reuniu cerca de três mil participantes.

O trajeto neste ano sofreu algumas alterações, devido às obras em algumas vias das cidades, mas a mudança não afetou a carreata, que manteve o bom número em relação aos outros anos, segundo a organização. A carreata teve início às 9h35, com saída em frente à matriz, tendo mais de três horas de procissão, terminando às 13h15.

De acordo com a organização, o evento teve a participação de 1.106 veículos entre caminhões, furgões e ônibus. Já veículos leves contabilizou 1.463. Motos e bicicletas foram 418, totalizando 2987 participantes da procissão.

Procissão com imagem do santo, no caminhão do Corpo de Bombeiros, saiu de frente à matriz Nossa Senhora da Luz. Foto: Comunicação/Paróquia Nossa Senhora da Luz

Ao receber a benção, os motoristas realizaram uma contribuição espontânea, que somou R$ 6.073,80 no total, e receberam cupons para premiação, que teve os seguintes ganhadores: 1 bateria para veículo, oferecido pela Angaí Autopeças, foi para Dozio Gauron. Rádio oferecido pela Servopa, quem ganhou foi Nelson L. Ribeiro. Balde de óleo, oferecido pela Irapeças, foi para Alceu Koslik. E capacete e capa, da Mega Motos, o sorteado foi Jorge Casemirski. A coordenação ainda fará a avaliação do carro e caminhão mais enfeitados, que serão julgados e receberão prêmios com data a ser agendada pela comissão.

Veículos desfilaram pelas ruas de Irati em carreata e receberam a benção. Foto: Comunicação/Paróquia Nossa Senhora da Luz

De acordo com um dos organizadores do evento, Luiz Vanderlei Kawa, a procissão mostrou a força e tradição que tem, mais uma vez. Foi uma benção. Tudo ocorreu bem, sem ocorrências, da melhor forma possível. Pudemos perceber um número maior de famílias participando e caminhões, em relação a outros anos, conta.

De acordo com ele, a mudança no trajeto, sendo somente pelas ruas da cidade sem passar pela rodovia BR-153, como de costume, foi um fator positivo, que pode continuar nos próximos anos.

Nós da organização achamos melhor realizar a benção no centro da cidade, até pela questão de segurança de todos e evitar transtornos. Vamos fazer alguns estudos junto com a comissão e órgãos parceiros, mas devemos manter o trajeto somente pelas ruas da cidade, destaca Kawa.

A procissão contou com apoio da Iratran, Guarda Municipal, Polícia Militar, e Corpo de Bombeiros. Além da Prefeitura de Irati e demais parceiros.

FESTIVIDADES

A tradicional festividade em louvor ao santo padroeiro dos motoristas também reuniu milhares de pessoas nos três dias de festa. As celebrações tiveram início no dia 25 de julho, com novena, festa julina, almoço das massas, noite das sopas, e outras atrações.

Desde sexta-feira (03), até domingo (05), teve a venda de churrasco e serviços de cozinha, além de outros divertimentos como bingo, leilão do bolo, e show com a banda Estância Divina, da cidade de Califórnia, Paraná.

O evento permaneceu, por mais um ano, sem a venda de bebidas alcoólicas, por orientação da Diocese de Ponta Grossa, conforme explica o pároco da Matriz, padre Jorge Casimirski.  Já temos uma caminhada bem estruturada junto às lideranças da nossa comunidade que formam a Paróquia, e asseguramos essa norma que vemos tantos benefícios nos dias de hoje, disse o pároco. Neste ano, os recursos serão aplicados na construção do novo salão paroquial da Matriz, que já está com as obras em andamento.

Comentários estão fechados.