Parque Aquático recebe melhorias e novo projeto de revitalização

Um dos principais pontos turísticos de Irati está ganhando uma revitalização, o Parque Aquático está recebendo reformas e instalação de novos equipamentos para quem foi visitar. O trenzinho da estação ferroviária, um dos maiores pedidos da população, voltará a funcionar em breve.

O Parque Aquático, que foi criado em 1989, ainda hoje recebe pessoas que visitam Irati, e a reforma faz parte de um projeto da prefeitura de voltar ao que era antigamente. É o nosso grande ponto de encontro e de turismo da cidade, então através dessas ações queremos que ele continue. A intenção da administração atual é manter e melhorar esse espaço de turismo, de esporte, de laser e de encontro, disse o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik.

Waydzik completa dizendo que não sabe ao certo o prazo para que tudo fique pronto, mas as obras já estão bem adiantadas. Tudo na área pública tem uma burocracia para ser vencida. Mas acredito que em dois, três meses a gente consiga colocar o trenzinho para funcionar, completa.

A revitalização no parque tem uma ajuda voluntária do ex-prefeito de Irati, Alfredo Van Der Neut, a pedido do prefeito Jorge Derbli, que deu liberdade para que ele pudesse criar algo diferente. Para ele, o espaço precisa ser recuperado, porque ainda hoje as pessoas vão muito ao local. Mesmo com as precariedades o parque sempre tem muita gente, nos domingos, caminhando. Mas na verdade hoje, aqui dentro não tem nada, e é preciso que a gente faça esse espaço ter mais vida, finaliza.

Trenzinho e estação ferroviária estão recebendo reformas e devem voltar a funcionar em dois meses.

ESTRUTURA

A estação ferroviária é o local onde mais será feita a reforma, devido aos anos de paralisação. A estrutura está com a obra em andamento, o telhado já foi revitalizado, e por dentro ainda faltam algumas adequações, e pintura. No trenzinho já foram feitas as partes de mecânica e elétrica, faltando a pintura, que segundo Van Der Neut, será feita com cores que dão contrate no verde da grama do parque. O trilho também será refeito, são aproximadamente 1200 metros de distância para ser refeito.

Outra novidade é a instalação de uma academia ao ar livre, que será implantada próxima à estação ferroviária. A base já foi colocada, aguardando apenas a instalação dos instrumentos. Também será feito mais um campo com grama sintética, próximo ao pavilhão, junto com as demais quadras esportivas.

NOVO PROJETO

A prefeitura já tem pronto um projeto para revitalização em quase todo o parque.  O recurso é do Ministério do Turismo, no valor de R$ 346 miil. O projeto aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal, que está em análise. A previsão é que até o próximo ano, as obras sejam concluídas.

No projeto está a recuperação e alargamento da pista de caminhada, assim como, a construção de mais uma pista maior. Também será feita uma ciclofaixa, que ficará ao redor do Parque Aquático. Também terá um calçadão no trecho da Rua Expecionário José de Lima, e ela passará a ser mão única. Será feita também uma melhoria no mobiliária urbano, que são os bancos, floreiras e luminárias.

Comentários estão fechados.