Confidencial

Ato inédito

Foto: Reprodução

O prefeito Jorge Derbli realizou um ato que surpreendeu a todos na entrega das melhorias feitas pelo Estado na escola do Rio do Couro. Ele homenageou o vereador Hélio de Mello pela sua ação na busca do recurso para a reforma. A obra foi viabilizada, junto ao Governo, pelo deputado Artagão Junior (PSB). A homenagem retratou todo o empenho do vereador junto à comunidade para que a obra acontecesse. Helio ainda realiza um brilhante trabalho na revelação de atletas em jogos estudantis.

De Férias

O prefeito Jorge Derbli se afasta do comando do paço municipal a partir desta sexta-feira (16). Derbli vai sair por 30 dias para tratar de assuntos particulares. Em seu lugar, o vice-prefeito, Amilton Komnitski, deverá ficar os 30 dias. Mas é de praxe que o presidente da Câmara assuma por um período nestas férias do prefeito. Informação “de cocheira” diz que isso está apalavrado, que Amilton fica 15 dias e Nei Cabral, que é o atual presidente do legislativo, fica outros 15. Se Kominitski abdicar para Cabral, quem será o presidente do Legislativo será nada mais, nada menos que Wilson Karas. Pago pra ver…

Representados

Foto: Reprodução

Deputados da base do governador Ratinho Junior, estiveram na X FENAFEP. Cristina Silvestri e o deputado federal que, atualmente, responde pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), Sandro Alex, representou o governador que, recentemente, esteve no município inaugurando casas populares. Ratinho Junior, naquela data, estava na abertura dos Jogos da Natureza. Na foto, o prefeito Adelmo, o vice Osnei com o secretário Sandro Alex.

Panela Gigante 

Sandro anunciou que o Governo do Estado vai disponibilizar o recurso para que o município mande confeccionar a panela utilizada para maior feijoada do mundo. O município, em todas as edições da festa, locou de Santa Catarina a panela gigante que agora economizará o recurso. O trabalho agora é encontrar alguém que faça a panela, uma vez que, é um trabalho único. Mas o importante é ter a garantia do recurso.

Ocupando Espaço

Tem muito deputado que acabou deixando de atuar na região e outros fazem dela uma nova oportunidade de abrir espaço. Um exemplo disso é o deputado Pedro Lupion que está em seu primeiro mandato como deputado federal, e nesta semana seu chefe de gabinete, João Naime, esteve visitando vários prefeitos e lideranças na região, onde pretende ampliar sua atuação. Pedro ainda tem um reforço de peso. Seu pai, Abelardo, é atual vice chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro. Parece que vem com força.

Eleições 2019

Já foram inscritas as chapas para as eleições da Unicentro tanto no campus, quanto para a reitoria. Os professores Afonso e Erivelto, não concorrerão a eleição. Para a disputa estão inscritas na chapa “Dialogar” as professoras Andreia N Dias do curso de Engenharia Florestal e como vice Adriana Silva da Administração. Pela chapa “Unicentro Viva” estão inscritas as professoras Raquel Dorigan de Matos do curso de Administração e Carlos Magno S Vidal da Engenharia Ambiental.

Pelo meu Ângulo

O novato Emiliano Gomes, que atualmente é secretário de Desenvolvimento Econômico, foi premiado pela pesquisa Ângulo como político destaque de Irati em 2019. Gomes tem atuado no setor da inovação e está a poucos meses ocupando a Secretaria que o devolveu a vida política na qual, após a eleição, esteve em período sabático. Será Emiliano um candidato a vice, ou um candidato a prefeito nas próximas eleições? Tirem as suas conclusões como quiserem.

Jussara foi nomeada

A ex-chefe da 4ª Regional de Saúde, Jussara Kublinski, assumiu esta semana, o cargo de secretária municipal de Saúde de Irati. A nomeação aconteceu pelo prefeito Jorge Derbli, mas a indicação foi sob a pressão de Amilton Kominitski, o vice da saúde. Apenas o primeiro secretário, Augustinho Basso, não foi indicação de Amilton. Agora vamos ver como que a nova secretária vai conduzir a questão das horas extras com os funcionários da pasta. Experiência não lhe falta.

Novas Concessões

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinaram nesta terça-feira (13), um memorando de entendimento para o início de um trabalho conjunto de modelagem do novo programa de concessões de rodovias que cortam o Paraná.

Segunda etapa

Foto: Reprodução

O secretario chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, entregou na ALEP, nas mãos do presidente da casa, Ademar Traiano, a segunda fase do projeto que reestrutura a administração do estado. O projeto prevê a fusão de três entidades vinculadas à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e uma economia de R$ 16 milhões por ano aos cofres do Paraná. O líder do governo, Hussein Bakri, acompanhou a entrega.

R$ 16 mi 

É o valor que o governo pretende economizar na fase 2 da reforma.

“Diplomacia é equivalente a prudência e não a fraqueza” -Mohamad Yavad Zarif

Foto flagra

Legenda

Mais um radar foi instalado na região. Agora foi na BR-153, próximo a localidade de Barro Preto, no trecho entre Irati e Imbituva. Para quem não se cuidar a multa virá. Ali na região existe uma escola, mas não justifica o radar. O trecho da estrada que acontece mais acidente é próximo a Imbituva e lá não foi feito nada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.