Novo Irati

Na parte sul da cidade, ao lado do conjunto habitacional Luiz Fernando Gomes, no mês de julho de 1988, nasceu um novo bairro: o conjunto habitacional Novo Irati.

A administração municipal da época, que tinha como prefeito o senhor Antonio Toti Colaço Vaz, em parceria com a Secretaria de Habitação do Paraná, comandada por Odeni Mongruel, continuou o importante projeto de mutirão de casas populares em Irati, visando suprir a escassez de habitações na cidade. O projeto contemplou 101 unidades habitacionais e um centro comunitário que a Cohapar financiou e fiscalizou.

A Prefeitura assumiu a responsabilidade técnica pela construção das casas, objetivando baratear o custo e viabilizar a obra, forneceu os terrenos, alguns profissionais da construção civil, a terraplanagem dos lotes, a infraestrutura com arruamento, luz, rede de água, rede de esgoto, pedra brita e areia. A regra era que cada proprietário da futura casa devia disponibilizar uma pessoa para trabalhar na obra, fosse membro familiar ou outra pessoa e, com isso, as últimas prestações foram pagas no módico valor de R$ 17,00 por mês.

A obra, segundo o senhor Valdir da Silva, morador do local há 30 anos, levou 8 meses para ser executada. Contou ainda o senhor Valdir e também o senhor “Sebastião das Muletas” que havia no local, uma grande árvore, onde os trabalhadores sentavam sob a mesma e comiam suas marmitas. Nesse mesmo local eram celebradas algumas missas em agradecimento a obra.

O bairro tem acesso pela rua Ivaí, situada no Bairro Luiz Fernando Gomes e pela rua São Paulo, situada no bairro Vila São João. Próximo ao local situa-se o CAIC João Paulo II – Centro de Atenção Integral da Criança e do Adolescente, obra edificada na gestão do Dr. Felipe Lucas (1992-1995).

Ao lado deste bairro, foi construído pela Sanepar, recentemente, um novo reservatório em aço vitrificado, com capacidade de armazenamento de 1,6 milhões de litros de água tratada, ampliando a reserva do sistema em 60%, o que se diz que deverá suprir o abastecimento em Irati para os próximos 30 anos.

Ainda, vizinhando o bairro Novo Irati, instalou-se a grande indústria Siemens, hoje denominada Yazaki, que atua no ramo de autopeças, sendo uma das maiores empresas de nossa cidade. A atual administração recuperou um campo de futebol de areia e também disponibilizou uma academia ao ar livre. O local, posteriormente, recebeu pavimentação asfáltica.

As ruas foram denominadas por nome deárvores: das Pereiras, das Erveiras, das Castanheiras, das Laranjeiras, das Macieiras, das Amoreiras, das Ameixeiras e assim segue. O nome do bairro surgiu de uma alusão ao primeiro bairro de Irati: Irati Velho, hoje Vila São João, e então, como ficava próximo ao bairro Irati Velho, o bairro foi batizado de Novo Irati.

Com mais esse relato continuamos resgatando mais uma parte de um importante capítulo da história de Irati: a criação de novos bairros.

Salve a história de nossa cidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.