Em Brasília

Depois de um longo e tenebroso inverno, ou melhor dizendo, pandemia, as portas do governo voltaram a serem abertas. E o prefeito Derbli, junto da vice Ieda e secretários como o de Planejamento, João, e de Arquitetura, Jéssica Custódio, cumpriram agenda na capital federal. Dentre outros lugares, estiveram visitando os deputados Evandro Roman e Leandre. Assuntos da Educação, infraestrutura (pavimentação) e saúde foram o que propiciou a agenda. Inclusive, acompanhado da deputada Leandre tiveram uma reunião com o Ministro Marcelo Queiroga tratando de recursos para Santa Casa e para o município.

Abaixo Assinado

O Presidente da Câmara, Hélio de Mello, esteve na quarta (11) no Palácio Iguaçu encaminhando ofícios assinados por 116 vereadores das Câmaras Municipais da região da Amcespar e os municípios de Ivaí e Ipiranga. Os vereadores pedem a implantação da Subdivisão Policial e de uma Unidade do “Instituto Médico Legal – IML” em Irati. Hélio entregou o ofício ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, e aos deputados Artagão Junior, Hussein Bakri, Ademar Traiano (presidente da Alep), Alexandre Curi, Emerson Bacil e Ricardo Arruda.

Incentivando

O prefeito Osnei Stadler (DEM) incentivou, de forma sutil, o governador Ratinho Junior a alçar voos maiores. Em seu discurso, bem elaborado, disse que “precisamos” de pessoas com a mesma disposição do governador também na capital federal. O Governador Ratinho tem feito investimentos relevantes em Prudentópolis. Nesta última visita, anunciou somente em pavimentações mais de R$ 16 milhões, apenas no quadro urbano. O pensamento do prefeito Osnei deve ser este: Se como governador ele já atende bem Prudentópolis, imagine se for presidente.

Renovar as Demandas

Ao longo do ano, várias demandas regionais foram sendo cumpridas. Agora, está no momento de se renovar a pauta. Não em curto prazo, mas demandas que precisem ser construídas. Vemos outras regiões do Paraná articuladas e apresentando projetos que não interessam apenas a um município, mas que tem a pretensão de movimentar a região. Os líderes de nossa região precisam, urgentemente, levantar bandeiras, não só no estado, mas também a nível de União, para que o que é impossível no momento seja viável amanhã. Um exemplo é a duplicação da PR 153, trecho que corta Irati. Isso não é um problema apenas de nossa cidade, porque todos que usam esta rodovia vivem o problema da lentidão. Outro na mesma estrada é o traçado por dentro de Imbituva e a falta do pavimento entre Imbituva e Alto do Amparo. É preciso união, pensar os problemas, fazer os projetos e pedir. Só assim transformaremos nossa região.

Oportunidades

É preciso aproveitar o momento em que o governo passa. O chefe da Casa Civil deixou claro que a saúde financeira do governo é boa. E este é o ano da liberação. Então, é preciso, sim, apresentar projetos viáveis e práticos para serem executados. Não que o governo irá liberar tudo, mas ter a intermediação de deputados com bom entrosamento no governo é fundamental para que os recursos sejam liberados. Neste quesito, temos nomes fortes como o líder do governo Hussein Bakri, o deputado Alexandre Curi, o presidente da Alep, Ademar Traiano, Artagão Junior e até mesmo Romanelli, que não tem tanta presença na região, mas exerce influência.

Muitas mãos

Uma conquista dessa, embora capitaneada pelo governador, teve muitas mãos. A Assembleia, através das audiências públicas, o setor produtivo que se manifestou, o governo do estado que intercedeu e conseguiu sensibilizar o governo Bolsonaro, mostrando o que o Paraná precisava era diferente do oferecido. E conseguiu. Mostrou articulação, bom senso em ouvir e destreza em negociar. Fez a boa política de essência. Parabéns a todos e que tudo aconteça de forma que o povo seja beneficiado.

Novo Modelo

O governador Ratinho Junior recepcionou o ministro Tarcísio para oficializar o novo modelo das concessões de pedágios que será adotado no Paraná. Ainda não se sabe o valor da tarifa, mas a conquista do volume de obras que o Paraná terá é algo que mudará a realidade do estado. As principais obras serão executadas nos primeiros anos de contrato e a transparência pretendida, além de tarifa menores, tornaram o Paraná mais atrativo, tanto no comércio quanto na produção e no Turismo. Fruto do bom senso do governador Ratinho Junior.

Amcespar com o governo

O presidente da Amcespar, Junior Benato, organizou uma reunião em Curitiba entre os prefeitos dos municípios que compõe a Associação e membros do governo Ratinho Junior. O momento foi para tratar de demandas regionais. Benato prega que a união dos prefeitos em torno de demandas regionais e apresentadas em conjunto têm maior força de conquista. Dentre os assuntos apresentados, o que mais chama a atenção é a instalação do IML em Irati. Também, a prefeita Cleonice Schuck, presidente do CIS, entregou reivindicação para aumento de investimento no Erasto devido à parceria firmada entre o hospital Agnus Dei.

Entre os maiores do Paraná

Os investimentos em pavimentação com pedra irregular em Prudentópolis não param. A Construtora Iatinho está realizando mais uma obra de 10 Km, mas os planos de Osnei não param por aí. A ideia é buscar investimentos para ligar o salto São Sebastião a Jaciaba e também em outra linha fazer a ligação através de recursos do Turismo até o Salto São Francisco. Ainda, está fazendo uma pavimentação da “estrada da linguiça” que liga a BR 277 a Patos Velhos. Os investimentos já passam de 60 km e podem chegar ainda mais longe. E, para isso, Osnei tem o braço forte do deputado Ademar Traiano ajudando os projetos darem certo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.