Mulheres no comando

Esther Kremer e Nilton Pabis

O corpo de Bombeiros está sob novo comando. Na manhã de quinta-feira (19), aconteceu a cerimônia da troca de comandodo 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Irati. A Câmara de Vereadores foi o palco do evento. No local estavam presentes militares, familiares e autoridades regionais. Após de ser lido os elogios, a capitã Keyla Karas Soltes passou o comando para a capitã Carla Adriana Spak Sobol. Está é a primeira vez que acontece uma troca de comando feminino na corporação.
A deputada Leandre Dal Ponte enalteceu a competência da mulher numa posição de comando de uma corporação. “As mulheres ocupam atualmente espaços importantes e percebemos nos elogios recebidos na cerimônia que as Capitãs tem executado suas tarefas com competência”. Ainda lembrou com satisfação de ter colocado emendas no orçamento que ajudam a melhorar a estrutura dos Bombeiros. Já o presidente da Câmara, Hélio de Mello, falou sobre a competência e a sensibilidade das mulheres no comando.
O Prefeito Jorge Derbli defendeu em sua explanação a necessidade de elevar de patamar o 3º Subgrupamento de Irati. “Já é uma demanda antiga de nossa região elevar de patamar o corpo de bombeiros. Com isso melhoramos a estrutura, a equipe e o atendimento em todos os municípios de nossa região. Estánas mãos do governador Ratinho Junior assinar este decreto que é tão importante para nós. Precisamos contar com a classe política, prefeitos, vereadores, deputados que tem voto nesta região para sensibilizar o governador para emitir esse decreto. Todo o estudo já foi feito, falta só a canetada”, finalizou o prefeito.
A capitã Carla Spak, diz que é uma satisfação retornar ao quartel do comando de Irati, onde tem uma história familiar. Carla se afastou para licença maternidade e teve em seu lugar a capitã Keyla Karas a qual agradeceu pelo trabalho executado em sua ausência. Segundo Carla, o comando de Irati busca a emancipação do 3º Subgrupamento para um comando independente onde a população teria uma capacidade de atendimento maior. Com o fim dos atuais contratos de pedágio, o atendimento das BRs volta para o Corpo de Bombeiros onde acrescentaria o trabalho a ser executado, aumentando mais ainda necessidade da emancipação.
Após elogiar os feitos das capitãs, o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, Carlos Alberto de Oliveira, defendeu a importância da criação de um Grupamento Independente de Bombeiros em Irati. “Hoje é um momento muito importante para a sede de Irati onde nós vemos duas mulheres realizando a troca de comando, duas mulheres muito competentes, muito responsáveis, respeitadas na corporação e Irati só tem a ganhar com isso”, disse. “Existe um estudo feito e protocolado para criação de um grupamento independente. O 2º grupamento é o maior do Paraná, responsável por 20% de cobertura do estado. O número de ocorrências inclusive é alto nesta região e sustenta a criação de um novo grupamento, separando de Ponta Grossa, dessa forma melhorando o desempenho e o atendimento. Para os Bombeiros este pronto, e é um desejo dos políticos locais que isso aconteça”. Depende apenas do governo.
O presidente da Amcespar, Junior Benato, também esteve presente na troca de comando do Corpo de Bombeiros de Irati e defendeu a elevação do Corpo de Bombeiros de Irati. “É uma satisfação estar aqui na troca de comando de duas mulheres e capitãs que tem uma bonita trajetória no Corpo de Bombeiros de Irati, com certeza com essa troca de comando o trabalho vai continuar sendo feito com muita eficiência”, disse Benato. “Essa elevação é uma demanda da Amcespar e estamos no melhor momento para que isso ocorra. Sabemos dessa necessidade que melhoraria esta estrutura. Estamos contando com todos os deputados que tem votos na nossa região como a deputada Leandre que esteve na cerimônia e o deputado Artagão Junior. Contamos com a sensibilidade do Governador Ratinho Junior para realizar este ato político para criar este grupamento”, disse Benato. O prefeito ainda ressaltou que o governador Ratinho Junior terá uma participação importante neste processo, onde certamente atenderá a esse pedido da região.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.