Imbituva vacina mais de 90% da população acima de 18 anos

Redação

Até quinta-feira (26), 20.173 pessoas foram vacinadas em Imbituva com a primeira dose contra a Covid-19, e 5.580 já completaram a imunização com a segunda dose e 730 com a dose única. Com isso, o município alcança a marca de 92,5% da população acima de 18 anos vacinada contra a Covid-19, com, pelo menos, uma dose do imunizante.
Segundo as estimativas do IBGE, a população do município acima de 18 anos é de 22.614 habitantes. Para Dayane Crystine Retzlaff, enfermeira da Epidemiologia, esse número representa o esforço e trabalho que as equipes têm feito no dia a dia, nas unidades de saúde e no ginásio de esportes, e significa um grande avanço no objetivo de vacinar a maior parte da população contra a Covid-19.
De acordo com a enfermeira, a imunização completa com a segunda dose ocorre dentro do esperado. Uma grande parte da população recebeu a primeira dose das vacinas que tem intervalo estipulado de 90 dias para a segunda aplicação.
Dayane ainda aponta que existe alguma recusa por parte da população, por conta das reações, que são esperadas, mas que por vezes acabam por amedrontar os usuários. “Além das mais diversas fake news que circulam nas redes sociais. Porém existe uma grande e contínua procura pela segunda dose da vacina”.


A enfermeira destaca a importância de manter os cuidados. “Não podemos deixar os cuidados para proteção contra o coronavírus de lado, já que somente as duas doses da vacina dão uma proteção eficaz contra os casos graves. A pessoa que contrai o vírus continua transmitindo mesmo que vacinado e com poucos sintomas”.
Dayane finaliza explicando que o município está vacinando a faixa etária de 20 anos e que no momento estão sem a 1ª dose disponível. “Estamos no aguardo da distribuição do Estado, que ainda não tem previsão, mas que deve acontecer nos próximos dias”.
Zaqueu Bobato, vice-prefeito de Imbituva, parabenizou os profissionais de saúde pelo empenho nos mutirões de vacinação. Também destacou que Imbituva foi citada no ranking de transparência da vacinação do Paraná, e ficou entre um dos municípios mais bem colocados.
“Tivemos a grata felicidade de, na quarta-feira (25), zerar os casos de internamentos e caiu para 19 os casos ativos no município. Então, para um município que teve momentos alarmantes alguns meses atrás, agora, estamos estabilizados. Lamentamos os 111 óbitos em decorrência da Covid-19, mas na medida que avançou a vacinação percebemos uma queda drástica dos casos. Isso reforça a importância da vacina”, destaca. Zaqueu finalizou dizendo que a vacina sempre foi e sempre será a alternativa contra o coronavírus, então, fica o apelo à população para manter os cuidados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.