Fernandes Pinheiro fornece água tratada e poço artesiano para comunidades rurais

Além da água tratada, os moradores também estão recebendo melhorias nas estradas, com patrolamento e cascalho

Esther Kremer

Fernandes Pinheiro iniciou em setembro de 2020 um projeto que visa melhorar a qualidade de vida da população que reside no interior do município. A rede de água tratada e poço artesiano vai beneficiar mais de 500 famílias. O término do projeto está previsto para dezembro de 2021 e já tem alguns trechos que estão em execução. As estradas rurais também continuam recebendo melhorias com patrolamento e cascalho, dando melhores condições de tráfego para a população rural.
A comunidade de Bituva dos Lopes é a terceira a receber esta rede de água tratada e, (em breve) outras localidades vão receber este benefício. São elas: Bituva dos Lúcios, Bituva dos Machados e parte da localidade de Bituva das Campinas. Também já foram substituídas caixas d’água no Assungui, Machados e agora Lúcios e Campinas.


A diretora do Departamento de Engenharia e Obras, Alessandra Sobotka, explica que para que o projeto seja concluído, a Sanepar precisa repassar os materiais, desta forma, todos os trechos previstos para receber a água tratada possam, em breve, estarem funcionando. Alessandra ainda comentou sobre a importância da obra no município.“Vai trazer vários benefícios para essas comunidades e vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. Em época de estiagem, muitas nascentes e poços que são utilizados pelas famílias acabam tendo o nível de água diminuído ou até acabam secando e estas famílias ficam sem água, tendo que andar vários quilômetros para buscar água de nascentes ou até mesmo emprestar de vizinhos. Além disso, com esta obra, as pessoas vão estar recebendo uma água tratada, de qualidade”.
A diretora também explica que em cada comunidade vão ter moradores responsáveis por cuidar do local e fazer as manutenções, além de receber treinamento para fazer o tratamento desta água.
Para a prefeita Cleonice Schuck, a água é um “bem” inestimável. Há alguns anos, encontrava-se água com fartura no interior, mas isto está mudando. A escassez tem afetado o dia a dia das famílias, nos hábitos diários como lavar uma louça, a roupa e até mesmo a higiene pessoal. “Para que tudo isso possa ser realizado com abundância a prefeitura tem buscado levar água para todas as comunidades que necessitam deste bem. Assim, damos uma qualidade de vida digna a toda a população com água na torneira. Estamos investindo muito em expandir as redes d’agua para várias comunidades, mas esse é um processo que depende de muitas mãos, mas, aos poucos, vamos levando a todas as comunidades de Fernandes Pinheiro”, disse a prefeita.