Condomínio do Idoso está com 95% da obra concluída em Prudentópolis

Kauana Neitzel

O município de Prudentópolis está na fase final de construção do Condomínio do Idoso, o segundo a ser concluído no Paraná, e já está selecionando quem vai morar no local. Serão 40 famílias beneficiadas que poderão participar de atividades recreativas como aulas de educação física, cuidados com horta, e terão atendimento médico no local.
O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, comenta que a cidade tem muitos cadastros que envolvem moradias e o Condomínio do Idoso veio em boa hora, atendendo uma classe de mais idade, pessoas acima de 60 anos. No ano passado, foi iniciado o projeto do condomínio junto com o governo do estadual e o governador Carlos Massa Ratinho Junior, onde foi trabalhado em parceria com a empreiteira que desenvolveu o trabalho. “Hoje, estamos com 95% desse projeto concluído, inclusive a obra de pavimentação, que é por conta do município, está sendo terminada. Provavelmente nos próximos dias consigamos fazer a inauguração, com o pessoal da Cohapar, por ser um projeto conjunto”, informa o prefeito.
Para a seleção foi realizada uma hierarquização pela equipe técnica da Cohapar que chamou os selecionados para serem informados quanto a documentação necessária e foi explicado todo o funcionamento do condomínio. As pessoas selecionadas vão pagar um aluguel solidário para usufruir da estrutura, que é cerca de 15% do salário mínimo. O período de permanência é até o final da vida ou enquanto o idoso decidir ficar no projeto. Assim, o cadastro continua aberto para que tenha a rotatividade conforme vão abrindo as vagas.
O espaço conta com diversas salas para que sejam desenvolvidas atividades, com biblioteca, espaço de lazer com churrasqueira, ambulatório, academia, entre outras coisas. “Estamos organizando uma equipe e o calendário de atividades em que não apenas a Assistência Social estará atuando, mas também o pessoal do Esporte, Saúde, aqueles que possam, de uma maneira, contribuir para que este idoso tenha atividades pertinente a sua idade. Que possam interagir participando e fazendo a diferença através das oficinas que serão ofertadas no condomínio”, explica Elisio Bosak, que trabalha como assistente social.
“O condomínio do idoso está sendo preparado com muito carinho pelo Governo do Estado e a equipe da gestão municipal. Agora, as calçadas estão sendo concluídas, a parte de instalação elétrica, as casas estão praticamente todas com a pintura já feita, estamos na fase de acabamento. Acreditamos que até o final do ano já teremos a inauguração”, disse a diretora do departamento de habitação, Jane Diniz Poli.
A aposentada Eudira Moreno Beledele conta que ficou entusiasmada quando recebeu a notícia que foi selecionada para participar do projeto. “Quando recebi o telefonema fique muito feliz em saber que vou ter a minha casa própria. Eu penso que vai ser todas as pessoas mais ou menos da mesma idade, vai ter o lazer que é importante, pois acho que já trabalhei bastante na vida. Acredito que lá tenha tudo o que é necessário para a gente ter uma vida feliz”, concluiu.
A expectativa é grande, sobre tudo, da parte dos idosos, acredita Elisio. “Acompanho os idosos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e vejo que este projeto é sonhado por tantas pessoas que precisam de uma moradia digna, de uma infraestrutura que esse condomínio oferece”, exemplifica.
O mestre geral de obras, Dejalma Alves de Oliveira, relata que a obra está quase finalizada e dentro do prazo. “Sinto-me honrado em poder participar de uma obra a qual eu já me encaixo, por ser idoso, e construindo para outros idosos”, finalizou.

O local conta com área de lazer para atividade física – Foto: Kauana Neitzel
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.