Imbituva realiza 1º Dia de Campo “Agricultura Orgânica”

Redação

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Imbituva realiza, nesta sexta-feira (29), o 1º Dia de Campo Agricultura Orgânica: Produção e Utilização de Biofertilizantes e Defensivos Naturais na Agricultura Orgânica. O objetivo é trazer aos produtores de frutas e hortaliças a possibilidade de aprendizado sobre o sistema de cultivo orgânico. O evento é voltado para todos os agricultores que se interessem em participar e acontece às 8h em uma propriedade na saída para Irati, em frente a Calçados Prado.
O Dia de Campo será realizado através do Programa ”Paraná +Orgânico” do Governo do Estado que possibilita aos agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica obtenham a certificação orgânica. O evento conta com o apoio da Novagro e do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR – EMATER).
O prefeito Celso Kubaski destaca a importância deste sistema de produção que ajuda a preservar o meio ambiente, onde a população da cidade poderá adquirir alimentos mais seguros e de boa qualidade, em contrapartida o produtor também é beneficiado com a possibilidade de acesso a novos mercados e maiores ganhos. “A prefeitura de Imbituva através da Secretaria Municipal de Agricultura tem buscado apoiar em especial nossos pequenos produtores para diversificação da produção e na busca a novas oportunidades de renda”.
O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Tiago Castro, comenta que no evento os produtores rurais irão aprender a produzir os biofertilizantes e repelentes naturais que podem ajudá-los no desenvolvimento do sistema de produção orgânica. O secretário ainda destaca que o produto orgânico certificado pode receber uma agregação de valor de 10 a 30%.
“O município de Imbituva fez a adesão ao programa do Governo do Estado “Paraná + Orgânico”, que vai possibilitar a certificação gratuita aos produtores. A secretaria Municipal de Agricultura de Imbituva incentiva e apoia este programa que tem a ajuda dos bolsistas de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para o evento, os profissionais do programa “Paraná + Orgânico” e da Secretaria de Agricultura de Imbituva vão confeccionar diversos fertilizantes e repelentes naturais juntamente com os produtores”, explica.
Castro finaliza afirmando que o objetivo da pasta é possibilitar a certificação de produtos orgânicos aos produtores e inserir estes alimentos em circulação para a população do Imbituva e na merenda das escolas da rede pública municipal.

Os interessados devem entrar em contato com o fixo/WhatsApp: 3436-3237 até quinta-feira (28).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.