02 de novembro: Dia de Finados

Esther Kremer

No dia 02 de novembro é comemorado no Brasil e em alguns países da América Latina, o Dia de Finados ou Dia Dos Mortos. Uma data para preservar a memória dos entes queridos e relembrar momentos importantes que vivemos com estas pessoas.
No México, o “Día De Los Muertos” é comemorado nos cemitérios e em altares particulares, com pratos típicos, dança e música. Geralmente são três dias de comemoração. Não é um momento visto com tristeza e os que já se foram são lembrados com carinho e muita animação. Para os mexicanos pior que morrer é ser esquecido.
Podemos ter clareza deste acontecimento no filme “Viva a Vida é Uma Festa”, onde é mostrado este culto aos mortos em uma cultura diferente da nossa. O filme conta a história de um pequeno garoto, que sem querer, acaba entrando no mundo dos mortos e passando por diversas aventuras. Nos Estados Unidos, é comemorado no dia 31 de outubro, o Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas. É uma forma de culto aos mortos que antecede o Dia de Todos os Santos, no dia 01 de novembro.
O Halloween É um dos feriados mais esperados pelos estadunidenses e é comemorado com fantasias e pedidos de doces nas portas dos vizinhos, daí vem a famosa frase “gostosuras ou travessuras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.