Câmara Mirim encerra atividades com diversas reivindicações

Esther Kremer com reportagem de Jaqueline Lopes

Na manhã de sexta-feira (10), foi realizada na Câmara Municipal Vereadores de Irati, a sessão de encerramento da Câmara Mirim – Legislatura 2021. Os alunos entregaram diversas reinvindicações, inclusive, aulas de inglês para o Ensino Fundamental. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Camara, Helio de Melo, a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, vereadores municipais, alunos, professores e equipes pedagógicas das escolas.

Uma das reinvindicações feita pelos mirins foi a inclusão de aulas de inglês no Ensino Fundamental, visto que, a língua estrangeira se faz muito necessária na atualidade, tanto profissionalmente, como pessoalmente e incentiva as crianças a buscarem outras formas de conhecimento.

Estamos muito contentes em poder contribuir com a formação destas crianças, em aproximar a família do poder público, este é um dos mais importantes objetivos do projeto – Helio de Melo

Outro pedido feito, pela Escola Municipal Olaria Filipak, foi a construção de uma nova escola, segundo a vice-prefeita Ieda Waydzik, o pedido foi encaminhado até a deputada Leandre Dal Ponte e uma emenda já está tramitando.

O presidente da Câmara de Vereadores, Helio de Melo, explicou sobre o bom funcionamento do projeto neste momento de pandemia e parabenizou os mirins pelo trabalho realizado. “No encerramento das atividades da Câmara Mirim, na 9º Legislatura, percebemos que tudo valeu a pena, através dos relatos dos alunos, da expectativa e das ações feitas por eles, isso com certeza ajuda no desenvolvimento no nosso município”, disse.

A vice-prefeita do município, Ieda Waydzik, esteve presente na sessão e comentou sobre o projeto Câmara Mirim. “Esse é um dos projetos mais importantes que nós temos dentro do município. Tem coisas na vida que não tem preço, mas que tem valor, e esse valor é a formação das crianças para o futuro”.

O valor deste projeto é imenso, estamos trabalhando com o futuro das nossas crianças e da nossa comunidade – Ieda Waydzik

Ieda também falou, em palavra-livre, sobre o quanto o projeto pode ajudar na formação de alunos, para serem bons políticos dentro do município. Em sua fala, enfatizou que nem todas as pessoas que trabalham com a política são corruptas. “Se fala muito em corrupção, mas ainda bem que temos políticos sérios, como é o caso da câmara de vereadores de Irati, isso mostra o valor da política para as crianças”, disse.

O presidente da Câmara Mirim, Otávio Rudunike, expressou grande felicidade em poder participar do projeto e ver as melhorias acontecendo nas escolas. “Foi muito legal e gratificante conhecer novas pessoas na Câmara Mirim, consegui aprender mais sobre política. Ver as melhorias nas escolas é sem dúvidas algo muito bom, eu vou sair da escola neste ano, mas os outros alunos vão conseguir aproveitar o que conseguimos”, finaliza.

Foto: Jaqueline Lopes
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.