Em reunião, Derbli define soluções para causa animal do município

Amanda Borges

Na quinta-feira (03), em uma reunião com a diretoria da ONG Amigo Bicho, a Prefeitura de Irati anunciou a realização de medidas voltadas para a causa animal do município. Durante o encontro, o prefeito Jorge Derbli informou que será doado um terreno para construção de um canil municipal; a destinação de um espaço público para estabelecer a sede da ONG; a criação de uma Secretaria voltada para a proteção animal; programas de castração e um projeto de divulgação para a doação de animais abrigados pela Amigo Bicho.
A reunião foi um grande passo para a evolução na discussão municipal acerca dos direitos dos animais. A primeira decisão deliberada foi o anúncio da doação de um terreno de 30.000m²,próximo ao kartódromo, reservado para a construção de um canil municipal. O Prefeito de Irati, explica que recursos estaduais serão solicitados nos próximos dias para a efetivação da obra.
Atualmente, a ONG Amigo Bicho abriga 170 cachorros abandonados em um terreno particular, cedido por um voluntário e apoiador da causa, e sob uma estrutura improvisada. Sobre a construção do canil, “a gente recebe essa notícia com bastante alegria!”, diz a diretora da ONG, Bernadete Joffe.
Outra medida estabelecida na reunião foi a definição de um espaço para ser a sede administrativa da organização. O local será reformado pelo município e servirá de apoio para a diretoria e ponto referência para quem desejar realizar doações. “Nós temos que ter um local, um endereço para a ONG Amigo Bicho”, diz o Prefeito Derbli.
Além dos dois benefícios, foram anunciadas medidas para castração dos animais de rua. Como exemplo, a utilização de um “Castramóvel”, que conduzirá um veterinário pelos bairros da cidade realizando as cirurgias. Além disso, Irati está inclusa no projeto “Castra Pet”, promovido pelo governo estadual. O programa levará equipes veterinárias até diversos municípios do estado que também farão esse trabalho. As duas iniciativas deverão ter início em breve, tendo em vista o avanço nos trâmites burocráticos, conforme explica a Secretária de Meio Ambiente, Magda Adriana Lozinski.
Ainda, Derbli levará um projeto para criação de uma nova Secretaria voltada, exclusivamente, para o cuidado animal, desvinculando função da Secretaria de Meio Ambiente. Por fim, por meio do setor de Comunicação Social da Prefeitura e com o apoio dos veículos de mídia locais, haverá campanhas para doações dos animais amparados atualmente pela ONG.
Todas as medidas foram decididas em conjunto com as representantes da diretoria da Amigo Bicho. Também participaram da reunião Carla do Rossio Mosele, representando o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; a Vice-Prefeita, Ieda Waydzik; Carla Queiroz, da Procuradora Jurídica do município e representantes da mídia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.