ADECSUL completa 22 anos de apoio ao turismo na Região Terra dos Pinheirais

Daniela Valenga

A Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná (ADECSUL) completou 22 anos de história. A instituição atua em nove setores, mas tem como destaque os trabalhos realizados para o desenvolvimento e divulgação do turismo nas regiões sul e centro-sul do estado do Paraná, a chamada Terra dos Pinheirais.

A assessora técnica da Paraná Turismo, Alessandra de Paula Xavier, ressalta que a ADECSUL tem papel fundamental no turismo do estado. “Toda interlocução entre governo do estado, Paraná Turismo e municípios, acontece na região da Terra dos Pinheirais”, explica. Além disso, a instituição trabalha para o fortalecimento do turismo regional. “Atuamos na capacitação e na qualificação das pessoas para transformar o seu negócio, a sua região e o seu município com potencial de turismo”, relata a presidente da ADECSUL, Estela Mara Rosa.

“O trabalho que a ADECSUL tem desenvolvido envolve sustentabilidade, turismo e principalmente planejamento desses setores”, ressalta a vice-prefeita de Irati, Ieda Schimalesky Waydzik. A ADECSUL foi fundada em 18 de fevereiro de 2000 e abrange os municípios de Fernandes Pinheiro, Irati, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e Guamiranga. “A agência atua com uma parceira para ajudar a desenvolver e mostrar as riquezas dos nossos municípios para a região, estado e país”, expõe Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul.

A presidente Estela explica que a ADECSUL trabalha para regionalizar o turismo e assim contribuir com as economias locais. “Às vezes, o município não tem um atrativo principal, mas pode ter um atrativo secundário, pode ter a mão de obra, pode ter hotelaria, o que faz com que ele integre regionalização dessa cadeia produtiva”, ilustra. Estela cita a Rota da Medalha Milagrosa como uma das ações recentes da ADECSUL, que começa na Colina Nossa Senhora das Graças, em Irati, e é finalizada no Santuário de Nossa Senhora das Graças, no município de Prudentópolis.

A presidente expõe que opções variadas para visitação e a regionalização do turismo contribuem para que o turista permaneça mais tempo na região. “Fortalece a economia, a diversificação das atividades e a geração de renda para os artesãos e pequenas propriedades”, destaca a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck.

Prêmio Personalidade Destaque

Durante a comemoração dos 22 anos da ADECSUL, foi entregue o prêmio Personalidade Destaque Terras dos Pinheirais. Neste ano, o vencedor do prêmio foi o historiador José Maria Gracia Araújo, conhecido como Zeca Araújo e criador do personagem “Nhô Pacífico”. A ideia é homenagear uma personalidade da comunidade todos os anos como forma de marcar o aniversário da instituição.

“Mais do que homenagear o Zeca, o prêmio é uma forma de levar o seu conhecimento, o seu exemplo e o seu projeto a todos os municípios das Terras dos Pinheirais”, destaca a presidente da ADECSUL. O historiador descreve o reconhecimento como uma surpresa feliz. “Eu sempre estou procurando formas para contar a história de Irati e não são poucas as fontes que eu tenho acesso”, relata.

Assista ao vídeo da matéria:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.