Dia 1º

Será no dia 1º de maio que o prefeito Jorge Derbli vai empossar os novos secretários da sua administração: Samanta Regina dos Santos Ferreira, na Cultura e Turismo; Lee Jefferson, na Segurança Pública; Nato Kffuri, na Saúde; e Robertinho Sequinel, na Habitação. Esta semana ele definiu o nome do médico veterinário Wagner Leandro Cordeiro Beida, para assumir a pasta recém criada do Bem-Estar Animal. Wagner terá a tarefa de iniciar uma Secretaria do zero. Mas competência tem de sobra. Ainda em aberto está a Secretaria de Comunicação, mas Derbli afirma que não tem pressa pra resolver.

Aumento

A Câmara de Vereadores de Irati aprovou, além do reajuste inflacionário, também o mesmo índice para vereadores e funcionários da casa. O placar foi de 9 a 1. E sabem quem votou contra…sim! Ele: Alcides, o “Batatinha”. Inicialmente até dá pra pensar que seria um voto de identidade, mas quando percebemos que seus aliados de oposição, vereadora Tere e vereador Nego Jacumasso, não lhe acompanharam, podemos entender que seu voto foi só pra posar de “mocinho” para seus eleitores. Ou será que ele vai doar os 10,1% a mais que vai receber como os outros vereadores? Porque, mesmo votando, contrário vai receber igual.

“Quem respeita o governador e não respeita a faxineira nãoé um líder, e sim um interesseiro” – Leandro Karnal

Barreira Geográfica

Mesmo com índices baixos nas pesquisas, o pré- candidato aponta que seus números tímidos, são devido ao estado ainda não lhe conhecer. É um candidato do interior e que precisa levar o seu nome para todo o estado, passando por barreiras geográficas. Mas já está crescendo bem nas pesquisas recentes e promete incomodar. Sua meta é chegar ao segundo turno e, para isso, precisa passar Requião, o dono de um discurso esquerdista e ultrapassado. Parece que as estratégias palacianas já chamaram o PSDB para uma conversa, mas infrutífera.

Época das Grandes Festas

Imbituva vai abrir a temporada dos grandes shows. Para o aniversário do município, duas grandes atrações pretendem atrair o público para o Parque Ambiental. No dia 30 de abril será a banda Interprace, no dia 1º será o show de Tche Garotos, e fecha a agenda com Fernando e Sorocaba, no dia 2. Segundo o prefeito Celso, devido a Covid-19, não se pôde comemorar os 150 anos do município, por isso trazer grandes shows neste momento. O vice, Zaqueu Bobato, fala que “todos passamos por momentos difíceis, então é preciso celebrar a vida”.

Discurso duro

Na bagagem, Cesinha traz um discurso duro contra o governo Ratinho Junior. Durante as entrevistas concedidas e também nas conversas entre lideranças, procura mostra o que, na sua concepção,está errado no governo atual e onde o Paraná precisa melhorar. Usa muito a administração que fez em Guarapuava e suas conquistas.

Comemorando

A prefeita Cleonice Schuck, presidente do CIS – Amcespar comemorou a integração ao CONDER, do município de São Mateus do Sul. Segundo ela, foi um trabalho muito forte realizado. O próximo passo é integrar São Mateus ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). Segundo Cleonice, as tratativas, junto da prefeita Fernanda Sardanha, já estão adiantadas. Cleonice ainda comenta que os municípios de Antônio Olinto e Ivaí também avaliam a sua entrada nos dois consórcios.

Na Região

O ex-deputado, ex-prefeito de Guarapuava e pré-candidato ao Governo do Paraná pelo PSDB, Cesar Silvestri Filho (Cesinha Silvestri), visitou as bases na região de Irati entre esta terça (19) e quarta (20). Em Rio Azul, Rebouças, Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares e Imbituva, visitou lideranças e capitaneou apoio para sua pré-candidatura. Na reunião com o PSDB de Irati, esteve com os vereadores Nato, Vilson Karas e Ronaldão, que é pré-candidato à deputado. Em Rebouças, foi recepcionado pelo vereador e ex-prefeito Claudemir Hertel e pelo ex-prefeito Bepe Massoqueto.

Em Brasília

O prefeito Leandro Jasinski também vai a Brasília na próxima semana. Acompanhado dos vereadores Marinho e Sebastião, Leandro pretende, além de participar da agenda elaborada pela Marcha dos Prefeitos, alinhar alguns recursos para o município junto dos deputados que representam a cidade.

Alerta aos Navegantes

Mas nem tudo são louros dentro do Passo Municipal de Irati. O prefeito Jorge apresenta descontentamento com alguns fatos e recomenda alerta aos navegantes. Derbli promete mais mudanças para aqueles que não estiverem alinhados com seu pensamento. Ele até atrasou a mudança dos secretários que, inicialmente, seria dia 1º de abril. Tardou, mas ocorrerá em 1º de maio. Mostrando que prometeu e cumpriu.

O Hospital Como Bandeira

O prefeito Jorge Derbli é um dos vários prefeitos que vão a Brasília na Marcha dos Prefeitos. Mas ele está indo com um propósito específico: defender a atualização da Tabela SUS, que dá origem ao faturamento dos hospitais públicos, a exemplo de Irati. Derbli ressalta que não adianta remediar e ficar ajudando a Santa Casa passar as dificuldades se não corrigir o real problema.

   "5"

Número de secretários que serão nomeados por Derbli

Entregando

O deputado Hussein Bakri, na quinta (14), esteve em Irati e Rio Azul realizando entregas de equipamentos e anunciando obras. Ao prefeito Jorge, entregou a autorização pra licitar uma ponte entre o bairro DER e o Jardim Planalto, e mais um trecho de asfalto. Depois, acompanhado de Emiliano Gomes e do vereador Batatinha, foi até o bairro ver onde será executada a obra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.