Profissionais participam de formação sobre atendimento de vulneráveis

Daniela Valenga

A Comissão Regional de Enfrentamento às Violências, formadas por técnicos da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), promoveu um evento de formação para mais de 100 profissionais que atuam nos municípios de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares nas políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Sistema de Justiça ou que integram a rede de proteção às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.

Participaram do evento os palestrantes Michele Cervo e Gustavo Zambenedetti, do Departamento Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Larissa Sayuri Yamaguchi, do Departamento de Assistência Social do SEJUF  Curitiba. A temática principal trabalhada por eles foi estratégias e possibilidades do trabalho em rede no fomento de ações para garantia de direitos.

Entre os temas debatidos estavam as possibilidades de estratégias de atuação intersetorial para evitar violações de direitos, rompimentos de vínculos sócio afetivos, processos de institucionalização precoces ou intempestivos. Os debates do evento estavam centrados nos públicos considerados mais vulneráveis, como crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência e idosos.

“As gestões municipais sempre estão procurando aprimorar suas intervenções e sobretudo a interlocução entre as políticas públicas, oferecendo, assim, maior retaguarda aos cidadãos” – Thaís Bustamante

Thaís Bustamante, Assistente Social que atua no SEJUF Irati, aponta que eventos como esse visam quebrar paradigmas. “Eles colocam o Estado mais próximo dos municípios, valorizando os profissionais que atuam na linha de frente”, destaca.

A Assistente Social também ressalta a importância dessas formações para as prefeituras. “As gestões municipais sempre estão procurando aprimorar suas intervenções e sobretudo a interlocução entre as políticas públicas, oferecendo, assim, maior retaguarda aos cidadãos”, destaca.

O evento é resultado de uma solicitação do Poder Judiciário para as Comarcas que fazem parte da Regional de Irati. O encontro realizado em Fernandes Pinheiro no dia 11 de maio foi o último de um ciclo de eventos na região.

Além do SEJUF, também participaram da organização do evento a 4ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Secretaria de Estado de Tecnologia e Ensino Superior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.