Afubra comemora 20 anos do Projeto Bolsa Sementes

Karina Ludvichak

O Projeto Bolsa Sementes da Afubra, empresa Agro Comercial de Irati, completou 20 anos em 2021, mas a celebração do aniversário foi feita nesta sexta-feira (24). A princípio, o projeto consiste em uma parceria entre a Afubra e alguns colégios ou empresas da região, com a finalidade de preservar e perpetuar espécies de árvores nativas. Em comemoração à data, o gerente da empresa e mais três funcionários plantaram uma muda de ipê-amarelo na Praça da Igreja Matriz. A secretária do Meio Ambiente, Magda Adriana, também esteve presente na ocasião.

O Bolsa Sementes é um projeto secundário, que faz parte das diversas iniciativas que constituem o Projeto Verde é Vida. A semente utilizada no cultivo da muda do ipê-amarelo plantado para simbolizar o aniversário do Projeto, foi coletada por alunos de algum colégio que têm parceria com a empresa e integram o Bolsa Semente. Segundo Lázaro Böck, gerente da Afubra, existem diversas iniciativas dentro do Projeto Verde é Vida, que abrangem os setores ambientais, educativos e sociais. As iniciativas podem ser para a preservação e perpetuação das espécies nativas da região, proteção ambiental, e em algumas ocasiões, para arrecadação de alimentos em campanhas realizadas pela empresa, entre outras.

O Verde é Vida se trata de uma iniciativa privada, mas também realiza parcerias com outras empresas e com o setor público. Lázaro comenta que na gestão anterior, a empresa mantinha algumas parcerias para a realização de iniciativas como esta, mas durante a troca de gestão, essas parcerias não foram renovadas. “Mas isso não nos impede de realizar ações pontuais em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, e sociedade, junto com as ações que a gente já faz e têm dentro do Projeto”, diz.

Durante o encontro, Magda mostrou interesse pelas ações realizadas pela empresa, e confirmou que em breve estarão se reunindo para criarem uma nova parceria para a realização de projetos no município. Ainda, na próxima semana, será a vez do município de Imbituva receber uma nova planta. E Lázaro explicará mais detalhadamente como funcionam as iniciativas.

Para mais informações acesse: https://youtu.be/New26sel8Kg

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.