Folha de Irati realiza palestra sobre agronegócio com Eugênio Stefanelo

Leticia H Pabis e Amanda Borges

Na sexta-feira (24), o Jornal Folha de Irati promoveu uma palestra com o professor e apresentador Eugênio Stefanelo, intitulada “O agronegócio brasileiro e o cenário mundial”. O evento reuniu mais de 150 pessoas, entre elas produtores rurais.

“É importante que os agricultores, os produtores, os industriais, saibam qual será a perspectiva dos preços da soja, milho, trigo, feijão, o que vem pela frente, quais as melhores oportunidades de negócios, quais as possíveis lições que eles podem tirar de todos esses dados que foram fornecidos a eles para quepossam tomar as melhores decisões econômicas. Isso é muito importante para a região”, comenta Stefanelo.

A ideia de trazer um especialista no tema do agronegócio para a região surgiu com as consequências da Guerra na Ucrânia e da pandemia. “Eugênio Stefanelo já foi secretário de Agricultura do Governo do Estado do Paraná, é agrônomo, que há vinte anos apresenta o programa Negócios da Terra no SBT, e veio falar com os agricultores aqui da região sobre o que a guerra traria de reflexo na agricultura brasileira e na agricultura paranaense”, disse Nilton Cesar Pabis, diretor da Folha de Irati.

“E ele fez muito mais do que isso, ele trouxe um cenário apontando as variações de preço e os melhores números, datas, de como comercializar as próximas safras, especialmente as de soja do próximo ano”, complementou Nilton.

Luciano da Rocha, gerente da CRESOL de Irati, comenta a importância de destacar o setor agrícola do município. “Apesar de a gente estar todo dia no mercado financeiro, quando vemos uma pessoa tão inteligente quanto o Doutor Eugênio, abre muito mais o nosso conhecimento e nos dá muito mais bagagem e certeza deque estamos no caminho certo”, finalizou.

O representante da Moageira Irati, Marcelo Vosnika, falou sobre as expectativas para apoiarem um evento deste campo. “Para mim superou as expectativas, todos os convidados da Moageira vieram e nós percebemos que, a partir da explicação do Eugênio, a mensagem foi muito bem compreendida e assertiva para com os nossos produtores”, disse.

Angelo Antonio Delponte, coordenador e professor da Campo Real Campus Irati, disse da importância desta palestra também no campo da educação. “Para nós, enquanto instituição de ensino, é uma honra fazer este estilo de eventos, principalmente porque a gente quer fomentar para que o filho de Irati permaneça em Irati, auxiliando principalmente no desenvolvimento da região. Seja no campo, seja na cidade, e em outras áreas, saúde, educação, administração, gestão, como a própria parte agrícola. Então a gente está aqui para auxiliar no crescimento da região como um todo”, falou Delponte.

Marcelo Luis Alves, representante da Magparaná Irati, comentou sobre a importância em manter o produtor em dia sobre o mercado mundial. “A Magparaná sempre se preocupa em manter o produtor atualizado sobre o mercado atual […] As informações apresentadas tanto sobre o mercado de hoje em dia, como as tendências, acabam abrindo novos mercados, novas estruturas, a concepção dos produtores acaba mudando”, finalizou Marcelo.

Fernando Augusto Pedroso, representante da ZEAGRO, finalizou com a participação da empresa na disseminação do conhecimento. “Nossa empresa não visa só a área comercial, ela visa também a captação de informações e levar essas informações ao produtor rural. Sendo assim, nós incentivamos e patrocinamos todo e qualquer evento que realmente venha a contribuir para que o produtor tenha acesso a ainda mais informações, principalmente sobre o mercado agrícola, que é onde ele capta a maior parte dos recursos”, explica Pedroso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.