Centro de Eventos é inaugurado em Ato Cívico onde se comemora os 115 Anos de Irati

Karina Ludvichak

No início da manhã desta sexta (15), por volta das 11h, aconteceu o Ato Cívico, evento em que se comemora os 115 anos de emancipação política de Irati, e se inicia oficialmente o 32° Rodeio Crioulo. Na ocasião, estavam presentes autoridades do município, que fizeram a entrega oficial do novo Centro de Eventos no CT Willy Laars. Entre as obras do CT estão a cobertura da pista de laço, o centro de eventos e uma subsede da Prefeitura.

Antes da inauguração oficial, algumas autoridades locais discursaram e junto ao público presente, cantaram o hino nacional. Após, o Padre Jorge foi convidado a fazer benção. Em seguida, o Prefeito de Irati, Jorge Derbli, ressaltou a importância das obras realizadas, e aproveitou a ocasião para agradecer a todos os que contribuíram e realizaram os projetos que foram ou que ainda estão sendo realizados em sua gestão.

“Uma obra que nós sonhávamos para Irati, que é o Centro de Eventos aqui no Parque Willy Laars, para promover vários eventos. Então, hoje, para nós, isso aqui é um sonho realizado, através do esforço de muita gente, muitas equipes e muitos políticos que nos ajudaram. Hoje, nós temos um espaço para proporcionar, ao longo de muitos anos, um momento de lazer para a nossa população,” enfatizou o prefeito Jorge a respeito do novo local.

Derbli destaca, ainda, que o novo Centro de Eventos poderá ser usado em diversas ocasiões, mas cumprirá um calendário estabelecido, e regras exigidas.
Hélio de Mello, presidente da Câmara Municipal de Irati, comenta que a obra no CT é algo necessário, principalmente, para promover as festividades da cidade. “Além de tudo, este espaço não é apenas para os rodeios, estará à disposição de toda a comunidade, para que possa utilizar em eventos, casamentos, e naquilo que necessário for. Dinheiro bem investido para a nossa comunidade, e população,” comentou Mello.

Durante o Ato Cívico, Luiz Carlos Ramos, mestre de cerimônia, além de citar as reformas e novas estruturas feitas no CT, falou sobre obras importantes que já foram concluídas ou ainda estão sendo feitas durante a gestão atual.  “São obras na cidade e no interior, que somadas, chegam em números redondos, um pouco mais, um pouco menos, a R$ 100 milhões. Sem deixar de lado a sustentabilidade, e também, o meio ambiente. Em meio a inúmeras evoluções, preservamos nossas raízes através da cultura, valorizamos nossas riquezas naturais, e tudo de bom que o nosso povo tem,” comentou Ramos.

Cleonice Schuck, Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, e Prefeita de Fernandes Pinheiro, esteve presente na cerimônia representando os Prefeitos da região da AMCESPAR, e destacou a importância de eventos como este para a união e interação entre Irati e os municípios vizinhos. “Enquanto municípios vizinhos, todos nós usufruímos e contribuímos com toda a sociedade iratiense, com o comercio. As cidades maiores sempre tem que ser referência para os municípios menores. E nós temos em Irati essa referência que precisamos para os nossos municípios”, destacou a Prefeita.

O 32º Rodeio Crioulo acontece nos dias 15, 16 e 17 desta semana, no Centro de Tradições Willy Laars. Este ano, a tradicional festa conta com bailes, invernadas artísticas e campeiras e, diversos atrativos para a população. Compõem a patronagem da invernada campeira os CTGs XV de Julho, Missioneiro, Pousada do Tropeiro, Terra dos Pinheirais, Fazenda Neumann, Laço Velho, Estância Jacumasso, Picasso Velho, Herança de Bravos e Esteio da Esperança.

O Coordenador da Invernada Artística, Marcelo de Ávila Francos, fala sobre a expectativa da programação organizada para este ano. “Nós temos 33 grupos inscritos que passarão pelo palco, durante o dia de sábado. Muitos inscritos na declamação, no causo e na trova. Temos música, chula, e dança de salão. E também na parte cultural, o concurso da mais prendada prenda, do peão estampa e da mais prendada prendinha. Então a expectativa é muito grande, para mais um grande Rodeio de Integração de Irati”, finalizou Marcelo. 

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, comenta sobre o novo local, que tem capacidade de comportar até três mil pessoas, mas que ainda precisa de alguns detalhes de acabamento. “Esse é um espaço para aqueles que não tem condições de fazer um casamento, uma formatura, uma festa beneficente para ajudar uma entidade, enfim, todas essas reuniões comunitárias, na qual nós não tínhamos um espaço grande como este para nos abrigar. Na cidade nós sabemos que tem os espaços pagos, aqui nós vamos poder beneficiar a população sem cobrar pelo atendimento. E é uma obra que eu tenho muito orgulho, que eu acompanhei desde o primeiro rascunho,” destaca Ieda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.