1ª ExpoIrati vai incentivar comércio local e mais de 200 empresas vão participar

Jaqueline Lopes

A 1ª Expoirati promete ser um sucesso. A festa está marcada para os dias 04, 05, 06 e 07 de agosto e vai movimentar o município, e as empresas já se preparam para participar do evento. Já estão confirmados mais de 170 estabelecimentos, mas estima-se que cerca de 200 vão estar presente com exposições.

O Centro de Tradições Willy Laars está sendo preparado para receber a festa. Todos os espaços serão utilizados com exposições e atividades para a população. Haverá rodeio country, velocross, espaço agro, palestras e workshops, esportes, quatro shows nacionais, entre outras atrações. As exposições são de diversos setores com empresas agrícolas, veículos, motos, comercial, universidades, etc. Um pouco de cada empresa de Irati estará presente mostrando o produto ou serviço.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (04):
14h - Abertura Oficial, com participação da Banda Ebenezer da Igreja Assembleia de Deus de Irati e lançamento da Unidade Móvel do Senac. Na sequência, início da exposição.
15h – Início das programações esportivas/infantis e apresentações culturais/musicais
21h – Show com Santo Fole (entrada gratuita)
Sexta-feira (05):
10h – Abertura do CT Willy Laars
11h – Início da programação musical com artistas locais
14h – Início da programação recreativa/esportiva
19h – Rodeio Country (entrada gratuita)
21h – Show com Thaeme e Thiago (entrada gratuita)
Sábado (06)
10h – Abertura do CT Willy Laars
11h – Início da programação musical com artistas locais
13h – Início da programação recreativa/esportiva
15h – Provas de Velocross
15h às 18h – Café com Feira Santa Maria, no pavilhão aberto do CT Willy Laars
17h – Desfile e apresentação da Banda Musical do Caximba
19h – Rodeio Country (entrada gratuita)
21h – Show com Di Paullo e Paulino (entrada gratuita)
Domingo (07)
10h – Abertura do CT Willy Laars
11h – Início da programação musical com artistas locais
11h – Início das provas de Velocross
13h – Programação recreativa/esportiva
16h30 – Desfile e apresentação da Banda Municipal de Pinhão
17h – Encerramento do Velocross
18h – Rodeio Country (entrada gratuita)
20h – Show de encerramento com João Neto e Frederico (entrada gratuita)

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues, as empresas entenderam o intuito da festa e começaram a participar. “Quando as pessoas falam em geração de emprego, imagina-se trazer uma empresa de grande porte, mas o prefeito Jorge achou melhor fazer a Expo porque, assim, vamos dar força às empresas daqui, para que possam expandir os negócios e, consequentemente, abrir mais vaga”, comenta o secretário.

A Prefeitura irá ceder toda a estrutura necessária para as empresas de Irati participarem como água, luz, internet, não há custo de inscrição e também de espaço. E devido à grande procura, também foi aberto espaço para estabelecimentos de fora, que tiveram uma taxa. Uma das grandes patrocinadoras do evento é a Beauty Color. “É a empresa que fez um patrocínio maior, ela está contribuindo para a ExpoIrati, é a empresa Prata na festa”, explica Rodrigues.

“O CT está se tornando um grande palco de atrações. O prefeito achou melhor abrir para mais eventos, mais opções para que a pessoas possam trazer suas famílias” – Secretário Marcelo Rodrigues

A ExpoIrati vai ser um ambiente familiar, com várias atrações e, por isso, todas as Secretaria da Prefeitura estão envolvidas. “Cada Secretaria está dando uma contribuição para que a Expoitati ocorra da melhor forma possível. É uma festa para que as empresas que estão participando possam apresentar seus produtos e serviços, e que Irati entre no rol na feira e possa alavancar no comércio”, observa Marcelo.

Ilustração de como ficará organizado o CT para a ExpoIrati, que começa quinta-feira (04) | Foto: Secom

Todos os dias do evento o CT será aberto a partir das 10h. A entrada é gratuita para exposições, velocross, shows nacionais, entre outras atrações. Haverá praça de alimentação e estacionamento, e reforço em segurança.

Espaço agro 

A parte Agro também estará presente na ExpoIrati. Segundo o secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski, tudo que é ligado a agricultura será exposto na Expo, com maquinário agrícola, novas tecnologias, cooperativas de crédito e bancos disponíveis para conversar com os produtores.

Haverá mais de 100 animais em exposição como ovinos e caprinos; cavalos de raça; boi puranã; novilhas de jersey  e holandesa; Angus com a criação de gado de corte, entre outros. O espaço fica atrás da pista de laço, no ambiente externo, onde será possível fazer apresentações com esses animais.

"200"

Número de empresas que devem participar da 1ª ExpoIrati.

Os produtores também poderão acompanhar palestras voltadas ao campo, que vão acontecer todos os dias da Expo, como criação de boi puranã; ovinocultura e caprinocultura; Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); tendências de mercado da bacia leiteira; agroindústria e Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF); Cogemate.

Para o secretário, esta é uma oportunidade dos agricultores conhecerem as novas tecnologias sem precisar se deslocar para fora. “Convidamos os nossos produtores: venha dialogar, hoje em dia, a tecnologia está auxiliando em uma agricultura de precisão para que não haja falha e nem perda de produção. É a oportunidade de o nosso agricultor ir de encontro com essa modernidade”, ressalta.

Shows nacionais

Os quatro shows nacionais que vão acontecer na ExpoIrati prometem ser sucesso de público. As atrações são: quinta (04) Santo Fole, sexta (05) Thaeme & Thiago, sábado (06) Di Paullo & Paulino, domingo (07) João Neto & Frederico. Os três primeiros iniciam às 21h, e o último está previsto para começar às 20h.

Festa terá shows de Thaeme e Thiago e João Neto e Frederico | Foto: Divulgação

Todos acontecem no palco principal que está sendo montado na arena de rodeio. De acordo com a secretária de Cultura, Samanta Regina dos Santos, o local foi pensado para que o público fique em frente e nos espaços do entorno, como arquibancada e grama. O ambiente terá toda a estrutura necessária, assim como segurança.

Ainda, a ExpoIrati terá um palco secundário para apresentações de artistas locais e regionais, para valorizar os talentos daqui, acontecem a partir das 11h, e ficará próximo a área de alimentação. Serão, aproximadamente, 15 apresentações durante os quatro dias de festa.

“Estamos nos últimos preparativos para a Expoirati onde teremos os shows nacionais, e o público poderá assistir tanto de dentro da arena como também na grama e arquibancadas. Convidamos a todos para virem prestigiar a primeira ExpoIrati que está sendo preparada com maior carinho para vocês”, destaca a secretária de Cultura, Samanta.

Velocross

Pela primeira vez, o CT Willy Laars terá a modalidade de velocross, e vai acontecer na ExpoIrati. O esporte terá grandes pilotos de São Paulo e Rio Grande do Sul, e este será mais um atrativo na festa. As provas começam a partir das 15h no sábado, e às 11h no domingo. 

“O CT está se tornando um grande palco de atrações. Antes, tinha o rodeio, e o prefeito achou melhor abrir para mais eventos, mais opções para que a pessoas possam trazer suas famílias, com toda a segurança necessária e com muitas atrações”, finaliza o secretário Marcelo.

PROGRAMAÇÃO RURAL

Quinta-feira (04):
14h – Bovinocultura de Corte
Tema: Fomento, tendência de mercado da raça Purunã e importância da criação no Estado do Paraná.
Palestrantes: Técnicos do IDR-PR Ponta Grossa (Moleta e Altair)
Sexta-feira (05):
9h – Ovinocultura
Tema: Tendências de mercado, gestão de produção e rastreabilidade da carne de ovinos.
Palestrante: Zootecnista Juliana Ferreira Borges de Freitas – Analista de Sistema Átila de Freitas.
10h30 – CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar)
Palestrante: Alexandre Leal dos Santos
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h – Agroindústria Familiar e Susaf
Tema: Mercado para agroindústria familiar
Palestrante: Karolline Marques da Silva
15h30 – Bovinocultura de Leite – Projeto Leite IDR-PR
Tema: Panorama da Produção de Leite e Perspectivas de Mercado
Palestrante: Médico veterinário Arnaldo Bandeira
Sábado (06)
9h30 – Conselho Gestor do Mate (Cogemate)
Tema: Apresentação do Conselho Gestor do Mate Amsulpar
Palestrante: Conselho Gestor do Cogemate. Participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.