Novo prédio da Escola Antonina Fillus Panka é inaugurado em Irati

A inauguração fez parte das atividades em comemoração do aniversário de 115 anos do município

Esther Kremer

Na quinta-feira (28), o novo prédio da Escola Municipal Antonina Fillus Panka foi inaugurado em Irati, no bairro Vila Nova. O investimento em torno da obra foi mais de R$ 1 milhão. A inauguração fez parte das atividades em comemoração do aniversário de 115 anos de Irati.

A escola passou por diversas dificuldades, uma delas foi a compra do terreno que não tinha sido quitado na gestão passada, mas com o trabalho da Câmara de Vereadores, da gestão atual e da deputada federal, Leandre Dal Ponte, foi quitado e a obra entregue para a população.

O local conta com amplo espaço para receber os estudantes, com diversas salas de aula, refeitório, área de lazer e cozinha. Segundo o prefeito, já existe verba para que seja feita uma quadra de esportes na escola, com recursos da deputada Leandre Dal Ponte.

O investimento em torno da foi mais de R$ 1 milhão | Foto: Nilton Pabis

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve presente na inauguração e comentou sobre a importância do investimento em educação. “É uma escola nova e moderna, com um bom espaço para as crianças e que vai atender muito bem as necessidades. Para nós é muito importante entregar esta escola e investir na educação do município, a equipe está de parabéns, é um ambiente propicio para oferecer a melhor educação para os alunos”, disse.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, prestigiou o evento e falou que o município está de parabéns pela nova escola. “Hoje é um dia de muita alegria, é um exemplo de união entre a sociedade e o executivo. É uma obra maravilhosa, esteve a muitos anos parada e com grandes esforços, ela foi entregue para a comunidade”, comentou.

“É o compromisso de cada prefeito concluir as obras que outros iniciaram e isto nós fizemos. É um dever cívico e moral, é respeitar o dinheiro público” – Jorge Derbli

O presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello, foi um dos articuladores para que a escola fosse construída e, em discurso, se emocionou ao falar sobre os pedidos para que a obra tivesse início. “É um momento muito importante e uma emoção muito grande ter a oportunidade de participar desta inauguração. Como professor, eu digo que é um orgulho muito grande”.

A secretária de Educação do município, Jandira Terezinha Girardi, expressou grande alegria durante a cerimônia e comentou sobre o momento. “Eu estou muito feliz, é uma benção. Além de ser ótimo para os alunos, beneficia também os professores, pois é um ambiente muito tranquilo e amplo, é uma conquista”, disse.

Segundo a secretária, o prédio antigo da Escola será destinado para a construção de um novo CMEI e no local onde está instalado o CMEI, será feito uma Capela Mortuária para a população local. “Nós vamos continuar utilizando o antigo espaço para o benefício da nossa educação”.

Equipe de professoras da Escola Antonina Fillus Panka | Foto: Nilton Pabis

A diretora da escola, Silvana Terezinha Rzepka, é diretora da instituição a 14 anos e agradeceu a gestão pelo empenho e dedicação em atender as necessidades dos estudantes. “É uma alegria muito grande vir para um espaço maior, não tem explicação, é uma gratidão. Agradeço muito a gestão do Jorge, pois são 14 anos em uma escola pequena, mas sempre conseguimos fazer um ótimo trabalho, agora só temos a agradecer”, comentou.

O neto da professora que leva o nome da Escola, Maurício Cesar Panka, esteve com a família prestigiando o evento e comentou sobre a inauguração. “Quero agradecer a todas as pessoas que formaram uma corrente de forças para que este momento pudesse acontecer. Minha avó sempre batalhou pela educação no município e hoje a gente sente muito orgulho em receber esta homenagem. Quero, em nome da família, agradecer a todos os envolvidos”, finalizou.