Feira do Pêssego traz frutos de qualidade para Irati

Devido à pandemia causada pela Covid-19, a tradicional Festa do Pêssego em Irati foi cancelada, e para que os produtores possam expor e vender o fruto, a Prefeitura realiza a Feira do Pêssego, que acontece junto com a Feira do Produtor e também em dois sábados.

Desde o dia 23 de novembro, na segunda e quarta-feira, das 13h às 19h, uma bancada está disponível para que os produtores possam vender os produtos na Feira do Produtor. E neste sábado (28) e no próximo (5), acontece o dia todo, na parte externa, das 8h às 13h, e deve durar enquanto houver fruto.

Apesar de menos quantidade, fruto tem ótima qualidade
para consumo. Foto: Jaqueline Lopes

Este ano, por causa de problemas climáticos, a safra não foi como esperada pelos produtores, mas eles garantem

a qualidade do produto. “A produção não foi muito boa. Tenho pêssego de Fernandes Pinheiro, do Pirapó, ameixas e de Santa Catarina, porque aqui não teve. A última e boa geada que deu ocasionou todo este problema, de não dar a safra que se prometia que era muito boa. A qualidade está ótima, garantida, tenho pêssego também, peguei de fora, temos quantidade e qualidade. Pode vim comprar que não vai faltar”, disse o produtor, Eugênio Demczuk.

De acordo com o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati, Raimundo Gnatkowski, este ano, aumentou a quantidade de produtores, muitas pessoas entraram na atividade do cultivo do pêssego, renovando o pomar. Ele também explica que a geada ocasionou em uma baixa na quantidade, mas a qualidade supera.

A Feira do Produtor, assim com a do Pêssego, segue todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, como uso da máscara, álcool gel e distanciamento social. “É um espaço onde as pessoas se cuidam e também dão garantia para aquelas que chegam. E a Feira do Pêssego vem só somar a isso, cumprindo todas essas medidas e regras de prevenção”, destaca Gnatkowski.

A ideia inicial era a realização da Feira do Pêssego no Parque Aquático, em dois sábados, porém, com o crescimento dos casos de Covid-19 no município, a Prefeitura optou por transferir em anexo com a Feira do Produtor, que já acontece no município.

OBRA FEIRA DO PRODUTOR

Foto: Jaqueline Lopes.

A Feira do Produtor de Irati vai ganhar um espaço novo. O novo prédio está em construção. É um barracão pré-moldado e terá cerca de 1.038 metros quadrados, com 18 estandes, cada banda será de granito, e terá freezers, geladeiras, balanças eletrônicas, caixas plásticas e sacolas retornáveis. Também, 46 carrinhos de compra foram adquiridos para que os visitantes possam utilizar.

“A nossa intenção é fazer a inauguração este ano até o Natal. Embora não esteja totalmente concluída, terá condição de uso, melhor do que usamos hoje que está muito precária, é de madeira e há muitos anos os agricultores vêm lutando. Por isso, esse novo espaço terá uma infraestrutura melhor, dará mais tranquilidade e isso vai trazer um pouco mais de comodidade para o nosso cliente”, finaliza o secretário.

Comentários estão fechados.