Em entrevista à Folha, Ratinho confirma reforma administrativa e Ortigara nas Finanças

Cinco Secretarias deverão ser alteradas

Nilton Pabis

O governador Ratinho Junior confirmou que está programando para os próximos dias uma reforma administrativa do seu secretariado. A informação foi dada a Folha de Irati durante a inauguração da pavimentação da PR 364, na região sudeste do estado.

Ratinho participou nesta sexta-feira (26) da inauguração da pavimentação, de 47 km, da PR 364, trecho que liga Irati a São Mateus do Sul, passando ainda por Rebouças. Na coletiva de imprensa, Ratinho confirmou que deve anunciar no início de maio a reforma administrativa que está programando para o seu secretariado e algumas autarquias de seu Governo.

“É uma reforma de aspecto mais interno. Em virtude de alguns secretários saírem para disputar as próximas eleições, nós estamos remanejando algumas peças importantes do Governo” disse Ratinho. Uma das alterações será na Secretaria da Fazenda. Norberto Ortigara, que foi secretário de Agricultura desde os mandatos de Beto Richa, com mais de 12 anos à frente da pasta, assume o lugar do economista Renê de Oliveira Garcia Júnior. “Norberto sim, é um nome que estou cogitando ir para Fazenda, além entender muito do setor agrícola, ele é economista de formação e entende muito da economia do estado” disse Ratinho em São Mateus do Sul. Norberto foi o coordenador de campanha de Ratinho nas duas eleições, o que mostra a importância dele no grupo administrativo do estado. Para a SEAB, vai o atual presidente da Ceasa, Eder Eduardo Bublitz.

A Sanepar também muda. Wilson Bley Lipski, que já foi presidente do BRDE, deve assumir o lugar de Claudio Stabile, atual presidente da empresa. Por sua vez, Stabile deve assumir a pasta de Administração comandada por Elisandro Frigo. Renê deve ocupar, na dança das cadeiras, a vaga de Lipski no BRDE.

Ratinho ainda pode usar outros “santos de casa” para organizar. Para cobrir a vaga de Eduardo Pimentel, que sai para disputar a prefeitura de Curitiba, quem deverá assumir é Camila Mileke Scucato, que deixa o ParanáCidade, onde é superintendente executiva. 

Everton Luiz da Costa Souza, atual presidente do IAT, assumirá a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. No lugar de Marcelo Rangel, que deixa a  Secretaria de Inovação para disputar a Prefeitura de Ponta Grossa, será empossada Jéssica Ieger, diretora geral da Secretaria.

Ainda, a reforma terá impacto no segundo e terceiro escalão do estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.