49 famílias de Teixeira Soares recebem chave da casa nova

Quarenta e nove famílias de Teixeira Soares receberam nesta quinta-feira (21) as chaves de novas moradias construídas pelo Governo do Paraná. Elas integram um grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas no programa Nossa Gente Paraná, voltado à assistência social.

“É uma satisfação muito grande poder compartilhar da alegria destas famílias, quero agradecer ao governador Ratinho Junior, o deputado Alexandre Curi, o secretário de Estado Sandro Alex, que se fazem presentes aqui, e a minha esposa junto com toda a equipe da prefeitura. Quando um sonho é sonhado junto é possível realizar”, disse o prefeito Lula Tomaz.

O projeto envolveu cerca de R$ 2,5 milhões de investimentos do tesouro estadual por meio de um trabalho integrado entre a Cohapar e a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, que coordena o programa. Os recursos foram utilizados para subsidiar todo o valor dos imóveis, que foram repassados sem qualquer custo aos agora proprietários.

No início do atual mandato, a primeira dama Regiane Tomaz, era secretária da pasta e cuidou deste projeto que se concluiu. “Na época foi colocado que o Paraná teria 650 casas no projeto Família Paranaense, e nós não tínhamos o terreno, e precisávamos que tivesse água, luz e esgoto. Em quatro meses, nós precisávamos entregar todos os documentos, e conseguimos, tanto é que o projeto está aqui pronto”, comenta a primeira dama.

As casas populares possuem modelos com 32 metros quadrados, com quatro unidades de 49 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa.

CUSTOS REDUZIDOS  

Para viabilizar as obras, a iniciativa contou ainda com contrapartidas da Prefeitura de Teixeira Soares, que incluíram a doação dos terrenos, obras de terraplanagem e pavimentação. O município ainda aprovou, com a anuência da Câmara de Vereadores, a isenção da cobrança de IPTU durante cinco anos.

Os proprietários também tiveram isenção de cobranças para instalação das ligações das redes de energia elétrica, água e esgoto graças à participação da Copel e Sanepar no projeto.

PRECAUÇÃO

A entrega das chaves foi realizada individualmente para evitar aglomerações. Além disso, tanto os técnicos quanto as famílias beneficiadas utilizaram máscaras e fizeram a higienização com álcool em gel, seguindo protocolo de saúde e segurança determinados pelo Governo do Estado para evitar riscos de contaminação pela Covid-19.

Na noite de quarta-feira (20), um ou até dois membros de cada família, sem crianças ou idosos, foram até o centro de eventos de Teixeira Soares para assinar os documentos de posse da residência, ouviram palavras de algumas autoridades.

Comentários estão fechados.