1ª edição da Romaria de São Gonçalo fortalece cultura tradicional

Sthefany Brandalise

A Casa da Cultura do Góes Artigas está promovendo a 1ª edição da Romaria de São Gonçalo, em Inácio Martins. O evento ocorrerá no sábado (24), na Casa da Cultura, localizada na comunidade rural de Góes Artigas. As atividades terão início às 14 horas.

O convite é para romeiros (as), tocadores, cantadeiras e festeiros (as) e demais pessoas que desejam trocar experiências, saberes e conhecimentos relacionados a toadas, cantigas, rezas e danças. “A Romaria de São Gonçalo faz parte da cultura do centro-sul do Paraná. Então buscamos trazer para o evento pessoas que já tiveram a oportunidade de ir a alguma romaria e também aquelas que nunca conheceram e que querem participar desse primeiro encontro. A cultura da romaria está cada vez mais fragilizada, porque quem tem esses conhecimentos, como canto, reza e como festejam São Gonçalo são pessoas mais velhas e nós queremos dar continuidade para essa tradição”, comenta TaisaLewitzki, vice-presidente da Casa da Cultura Góes Artigas.

A programação incluirá apresentações da dança de São Gonçalo, que é uma expressão artística característica dessa romaria e uma roda de conversa dedicada aos saberes e memórias da Romaria de São Gonçalo, proporcionando um espaço para compartilhar histórias e conhecimentos sobre essa tradição que é um dos objetivos da festa, como explica Taisa. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas que tem conhecimento sobre a romaria façam uma troca de experiências sobre as suas histórias, mas também sobre a sua forma de celebrar o sagrado. Por exemplo, quando se dança São Gonçalo se tem os cantos que nós chamamos de toadas e cada grupo tem uma toada diferente, um toque diferente, uma forma de beijar o santo e uma forma de dançar diferente”, esclarece.

Tais também conta que o encontro terá uma abordagem regional, pois irá reunir grupos de diversas cidades. “A romaria não existe em todos os lugares do Paraná. No Brasil, ela acontece em outras regiões, mas é de uma forma totalmente diferente. No ano de 2018 a Romaria de São Gonçalo virou Patrimônio Imaterial do Estado. Então, esse evento é uma forma de mostrar que a Romaria enriquece a nossa cultura. Ela tem uma ligação muito grande com o interior e com as comunidades rurais, mas precisa ser fortalecida. As pessoas precisam conhecer e saber o que é a Romaria para valorizar e fortalecer essa cultura. A festa também se estende por toda nossa região, vamos ter participantes de Rebouças, Irati, Rio Azul, Guarapuava, Pinhão, entre outros”, observa.

“A importância desse evento é fazer com que as pessoas consigam se reunir e fortalecer essa a manifestação da cultura tradicional e do campo, que acontece aqui em Inácio Martins”, finaliza Taisa.

Para Elis Daniele Fernandes, que trabalha na coordenação do Departamento de Cultura de Inácio Martins, a Romaria é uma forma de preservar a cultura da região. “Temos que ter em mente que todas as manifestações culturais que visam resgatar e preservar a cultura popular tem uma grande importância para a população, principalmente, as que resgatam os valores da cultura de nossa região. As romarias são patrimônios culturais da região centro-sul do Paraná e são onde vemos as ações como devoção, fé e cultura caminhando juntas. Nossa cultura é rica, e em nosso município respeitamos muito esses valores repassados entre avós, pais e filhos”, disse.

Durante o evento, também serão exibidos documentários e exposições fotográficas que fazem parte do acervo da Casa da Cultura, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes. No final do dia haverá uma fogueira e uma roda de música. Além disso, será possível  adquirir alimentos na Feira do Góes Artigas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.