70% das pequenas propriedades de Imbituva são de agricultura familiar

Kauana Neitzel com Assessoria

Durante a Conferência Municipal Segurança Alimentar e Nutricional de Imbituva, realizada nesta quarta-feira (26), o prefeito interino Zaqueu Bobato expôs que refletir sobre o assunto é refletir a importância da agricultura familiar de pequena propriedade do município, pois, 70% dos estabelecimentos se configuram como agricultura familiar de pequena propriedade.
A Conferência conotou com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade. Democracia e Equidade”. A Segurança Alimentar e Nutricional está presente nas escolas de Imbituva por meio da merenda escolar comprada dos agricultores familiares do próprio município. “Cerca de R$ 400 mil são comprados dos agricultores Imbituvenses anualmente. Isto é valorização da produção local, bem como, qualidade e saúde no prato dos alunos”, conta Zaquel.
As Conferências servem para que a sociedade participe ativamente propondo e concretizando o fortalecimento de políticas públicas. “Temos a alegria de podermos contar com tantas pessoas no evento. Esta Conferência vai nos abrir caminhos para que possamos intervir para atividades a nível estadual, com a criação de um conselho nós teremos muito mais a agregar, reivindicar e participar de tudo aquilo que o Governo oferece”, conta o secretário.
Casturina participou da Conferência e contou que faz parte das pessoas que utilizam o sistema da Eco Troca presente no município, levando material reciclável e trocando por alimentos. “O projeto ajudou muito a minha menininha de três anos, ela tem um probleminha que é muito difícil de alimentar ela, tem que insistir bastante para ela comer. Nessa troca de reciclado por alimento, a assistência social também fornece a verdura, tem ajudado muito incentivando ela a comer. A minha filha ganhou peso e desenvolveu, ela cresceu”, relatou a mãe.
O encontro teve como objetivos principais a ampliação e fortalecimento dos compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o Direito Humano a Alimentação Adequada, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Também, eleição dos delegados para participarem da Conferência Regional, portanto, o dia representou um marco para a Segurança Alimentar e Nutricional do nosso município.
O evento teve a participação de gestores públicos, sociedade civil organizada, agricultores, representantes de instituições financeiras e cidadãos. Todas as lideranças foram divididas em grupos para explanar os três eixos de discussão: o primeiro “Determinantes estruturais e macro desafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional”; o segundo “Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano a alimentação adequada”; e o terceiro “Democracia e participação Social”.
Ressaltando a importância que momentos como esse refletem o município, foram criadas diretrizes visando as políticas publicas que já estão funcionando em nosso território como também as que os grupos ali presentes gostariam que fossem contemplados. Assim atingindo a democracia social, desenvolvendo a ”comida de verdade” com equidade em todas as esferas e fortalecendo a agricultura familiar de Imbituva.

Em Conferência, sociedade participa ativamente de políticas públicas – Prefeitura de Imbituva
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.