Aluno da APAE de Prudentópolis participa das Paralimpíadas Escolares em São Paulo

O atleta Flávio Mateus Guiloski, de 13 anos, aluno da Escola Espaço e Vida – APAE, de Prudentópolis, participou das Paralimpíadas Escolares de 2022, entre os dias 5 e 10 de setembro, em São Paulo. O aluno foi contemplado com o terceiro lugar no salto em distância Down masculino, e quarto lugar na corrida de 150m Down masculino.

“É bastante importante para o município, claro que sempre tendo conquista a tendência é melhorar os investimentos, melhorar a parte de apoio para os atletas”

Adriano Cardozo

Guiloski começou a treinar no início do ano, na volta às aulas, e agora está se destacando ainda mais no meio esportivo. O atleta também participou de seu primeiro campeonato em Campo Mourão, nos Jogos Escolares do Paraná, onde ganhou medalhas de ouro, prata e bronze, e foi classificado para as Pralimpíadas Escolares.

A mãe de Flávio, Marlene Vogivoda Guiloski, ficou muito emocionada com a participação do filho na competição. Marlene conta que o menino sempre foi muito ativo em casa e gostava muito de correr. “Eu fiquei muito feliz quando a professora da APAE me mandou mensagem dizendo que iria treinar ele. Ele sempre foi um menino ativo, em todas as coisas aqui de casa, ele gosta muito de trabalhar, ajudar em tudo, e principalmente de correr”, finaliza.

Em São Paulo, o estudante esteve acompanhado da professora Franciele M. Chociai, que  ficou muito orgulhosa e feliz por estar vivenciando essa conquista com o aluno. “Eu, como professora, me sinto muito honrada e orgulhosa em poder estar participando, levando o aluno e vivenciando toda essa parte esportiva com ele, poder estar junto de cada conquista, cada sorriso no rosto, após conseguir cada medalha. Pra mim, está sendo muito gratificante poder estar acompanhando ele e o seu desenvolvimento no esporte. Além disso, é muito importante a questão da família, que apoia bastante. Estou muito feliz em poder fazer parte da vida do atleta”, disse.

Para participar da competição, o estudante teve apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esportes, para o deslocamento até Curitiba. Adriano Cardozo, Secretário de Esportes de Prudentópolis, comentou acerca da importância para a comunidade. “É bastante importante para o município, claro que sempre tendo conquista a tendência é melhorar os investimentos, a parte de apoio para os atletas. Conquistando resultado, motiva outros atletas a treinarem ainda mais para representarem o município e conquistarem medalhas”, disse.

O diretor da APAE, Wilson Bini Júnior, também conta como foi para a escola ter um atleta participando das Paralimpíadas. “Para nós, foi muito importante um aluno estar se destacando desta forma nos Jogos Escolares e conseguir uma medalha nas Parlimpíadas Escolares, na fase final. A gente fica muito orgulhoso. O Flávio é um menino novo que está se destacando aqui na APAE”, comenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.