Bolsonaro faz visita histórica a Prudentópolis e conversa com comunidade ucraniana

Esther Kremer e Karina Ludvichak

O atual presidente da República e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), esteve na sexta-feira (16) em Prudentópolis cumprindo agenda da campanha. A visita foi articulada pelo deputado federal e também candidato a reeleição, Evandro Roman (PP) e pelo prefeito Osnei Stadler. Quem também acompanhou o presidente foi o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD).

Bolsonaro chegou em Ponta Grossa de avião e seguiu de carro até a cidade de Guamiranga, em seguida, saiu em uma motociata com apoiadores até a cidade de Prudentópolis, onde parou em frente à igreja São Josafat, entrou no local e conversou com a comunidade ucraniana. Após, realizou um comício que contou a presença de apoiadores locais e de municípios vizinhos, prefeitos, além de outros líderes políticos e apoiadores da comunidade. Depois, almoçou no Clube 7, onde teve uma maior proximidade com refugiados e a comunidade ucraniana, e prestigiou a apresentação do grupo Vesselka.

O prefeito Osnei Stadler deu início aos pronunciamentos de boas vindas a Jair Bolsonaro e as demais autoridades presentes. “É uma grande satisfação estar junto do presidente, que aceitou o convite para prestigiar a comunidade ucraniana. É um momento histórico para Prudentópolis”, disse. Stadler aproveitou a ocasião para ressaltar alguns feitos da cidade e disse que “cerca de 80% da população do município é descendente de ucranianos. Prudentópolis é feita do agronegócio e hoje se tornou a maior produtora de feijão preto do país. Temos também as cachoeiras, nossas belezas naturais, que trazem a todo mundo muito recurso, e assim cresce cada vez mais nossa cidade”, completa.

O atual presidente, Jair Bolsonaro, discursou para a população que, em sua maioria, eram apoiadores. “É uma satisfação muito grande retornar ao Paraná e notar que as cores que predominam são o verde e o amarelo. Só tenho a agradecer a vocês por esta acolhida”. O presidente aproveitou o momento para comentar sobre os refugiados da guerra da Ucrânia. “Muitos que estão presentes aqui vieram de um país pacifico, um país produtor rural, as bandeiras de lá imperam as mesmas cores que a do Brasil. Somos irmãos e queremos o bem um do outro, torcemos pela paz. Somos uma grande nação, eu costumo dizer que somos a terra prometida, um pedaço do paraíso, um povo miscigenado e o trabalho de vocês, o agronegócio, é a locomotiva da nossa economia”, ressalta o presidente.  

O governador do Paraná, Ratinho Jr, acompanhou Bolsonaro durante a visita e também falou com o público presente. “É uma honra receber o presidente no Paraná, estamos duplamente felizes, primeiro pela visita e segundo porque hoje, às 10h30, o Ministério da Educação divulgou que o Paraná ocupa o primeiro lugar na melhor educação no Brasil. É assim que queremos conduzir a política aqui no estado e no Brasil”, disse. Ratinho aproveitou o momento para elogiar o município e cumprimentar os deputados e autoridades presentes.

O prefeito de Imbituva e vice-presidente da Amcespar, Celso Kubaski, também participou do ato em Prudentópolis, e disse que é um momento importante e histórico. “Nós sabemos que representa muita coisa a vinda do presidente para a região. Agradeço aos prefeitos da Amcespar que estiveram presentes, porque é muito importante, cada vez mais, a nossa região ganha força e peso, tanto no cenário estadual como nacional”, observa. Kubaski também destaca a situação de obras após a visita. “Até pela presença do Ratinho Junior, o nosso governador, que representa a nossa região e também dos deputados, estaduais e federais, que estiverem presentes. Isso mostra que a região está prestigiada e, em breve, muitos investimentos serão realizados””, destaca.

Em Guamiranga, antes da motociata, o prefeito Marcelo Leite comentou sobre a passagem de Bolsonaro. “É histórico para o município ter a presença do presidente. Guamiranga acredita na gestão de Bolsonaro. O agro está em peso aqui”, disse.

CONVERSA COM A COMUNIDADE UCRANIANA

A refugiada da Ucrânia, Larysa Moskvichova, foi uma das pessoas que almoçou junto com o presidente e comentou sobre o momento, ela fala apenas em ucraniano e teve a fala traduzida por Iryna Arshulik, que é ucraniana e mora em Prudentópolis há quatro anos. “Foi um momento gratificante, gostamos muito, mas, infelizmente, ele ficou pouco tempo, nós entendemos que é pouco tempo. Ele parece ser uma pessoa muito simples e querida”, disse.

Ainda, Larysa explica que se tivessem mais tempo com o presidente, o encontro seria mais proveitoso, mas agradeceu. “Agradeço ao presidente por ajudar o povo ucraniano que veio ao Brasil, eram muitas pessoas que queriam conversar com ele, mas muito obrigada”.

A secretária de Cultura, Nadir Vozivoda, comentou sobre a vinda do presidente para a cidade. “Foi muito importante para o nosso município, ele teve a oportunidade de conhecer mais da comunidade ucraniana. Teve um contato mais perto com a cultura, visitou a igreja, conheceu a culinária. Esperamos que ele, conhecendo mais o povo ucraniano, tome posições sobre a guerra na Ucrânia, é importante deixar isso claro porque é o que a comunidade espera”, comenta. 

O presidente da paróquia São Josafat, Anderson Alexandre, fez parte do comício e, através de seu discurso, apresentou a Jair Bolsonaro a importância que a comunidade ucraniana representa para Prudentópolis. “A nossa comunidade está apreensiva, e vem sofrendo junto com a nossa querida Ucrânia. Senhor presidente, durante todo este tempo o Brasil está com as portas abertas para receber aqueles que buscavam conforto, e aqui em Prudentópolis não foi diferente. Queremos que o senhor lute por nós e conosco pela comunidade ucraniana”.

O presidente do Sindicato Rural do município, Edimilson Roberto, também discursou para a população. Em sua fala, destacou a importância do produtor rural na cidade. “Hoje é o dia mais importante da história da cidade e o sindicato sempre está trabalhando para trazer o que há de melhor para o produtor rural. Prudentópolis faz parte de toda a produção que leva alimento para a mesa de todos”, disse.

Fotos: Hellen Roik

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.