Alunos realizam passeata contra o Abuso e Exploração Infantil

Ato ocorreu em prol da campanha Maio Laranja, e participaram estudantes das redes estadual e municipal

Amanda Borges, com informações da Assessoria

A campanha nacional Maio Laranja busca alertar, conscientizar e enfrentar as violências cometidas contra crianças e adolescentes. Como maneira de participar e apoiar a causa, a Prefeitura de Teixeira Soares, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Tutelar, CRAS e CREAS, organizou, na manhã de quarta-feira (18), uma passeata com crianças das escolas municipais e estaduais.

A data foi escolhida pois o 18 de maio foi eleito para ser um símbolo na luta pela causa, sendo elencado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “O dia 18 de maio é uma maneira de falar com a população sobre esses cuidados que devem ter. Tem que ter um olho clínico, tanto de professores como de profissionais para saber a respeito dessas violências”, afirmou o secretário da Família e Desenvolvimento Social, Adriano Pitter Heinen.

Portanto, a passeata foi uma forma de garantir que o município se preocupa com a causa e relembrar a população da importância de abordar o tema. Conforme consta no portal Agência Brasil, crianças e adolescentes constituem o público vulnerável que mais sofre com violações de direitos humanos no Brasil. De acordo com balanço realizado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), entre as denúncias de violações contra este público, cerca de 20% dos casos estão ligados a situações de violência sexual.

Nesse mesmo sentido, no ano de 2020, um levantamento realizado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná, apontou que 99% dos casos de violência infantil ocorrem dentro de casa e são praticados por pessoas próximas as vítimas. Por isso, atos como o de Teixeira Soares tem tanta relevância frente à crise, ainda mais no momento de retorno às aulas e diminuição nas medidas restritivas contra a Covid-19.

Com a volta das crianças às salas de aula, a escola desempenha um importante papel para com a prevenção e denúncia dos casos de abuso. Por isso, a passeata e atividades do Maio Laranja são voltadas diretamente para os colégios, tanto estaduais e quanto municipais. “Esse 18 de maio é um alerta, uma maneira de se expressar que Teixeira Soares não está parada e está apta a receber essas denúncias”, afirmou o secretário.

Além da passeata, outras atividades em promoção do Maio Laranja serão feitas até o fim do mês. Nos próximos dias, serão promovidas palestras organizadas pelo CRAS e CREAS nas escolas municipais e estaduais.

Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie. Disque 100.