Amcespar recebe Ricardo Barros em reunião para impulsionar desenvolvimento econômico

O secretário de Indústria e Comércio do Paraná falou sobre estratégias para atrair investimentos e promover o crescimento da região

Sthefany Brandalise, com reportagem de Esther Kremer

Na manhã de quinta-feira (25), a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) recebeu a visita do secretário de Indústria e Comércio do Paraná, em uma iniciativa voltada para impulsionar o desenvolvimento econômico e industrialização local. O encontro foi marcado por diálogos produtivos com prefeitos e líderes locais, focando em estratégias para atrair investimentos e promover o crescimento da região.


Ricardo destacou a importância de criar parcerias estratégicas com as lideranças locais, visando ouvir as demandas específicas e agir de maneira conjunta junto ao Governo. “Hoje vim fazer uma conversa com os prefeitos e lideranças, tratar do desenvolvimento econômico da região, ouvir as demandas, falar um pouco sobre o desenvolvimento das cidades e trazer mais desenvolvimento econômico para a região da Amcespar”, disse.


Um dos pontos discutidos durante a visita foi a necessidade de iniciativas para atrair grandes empresas para a região. “Temos que criar aqui um núcleo local e ver a capacidade de suportar um investimento desse. Vou vir aqui para uma reunião de trabalho e definir como atrair uma grande empresa para a região. A região tem uma boa logística e tem mão de obra, mas o que nós precisamos é a decisão do empreendedor, que ele crie vínculo com a cidade, e é isso que nós vamos construir. Eu trarei aqui um conjunto de lideranças que possam construir juntos a solução. Vamos mobilizar a sociedade local para que ela crie um instrumento que vai confirmar esse desenvolvimento da região Amcespar”, afirma Ricardo.


Na área cultural, foi mencionado o incentivo ao Centro Cultural Denise Stoklos como uma forma de promover resultados palpáveis. Quanto ao Aeroporto, que será construído em Fernandes Pinheiro, Ricardo indicou a disposição em trabalhar com representantes locais para buscar soluções. “Eu vou me dedicar, junto com os representantes aqui da região, a buscar soluções para essas demandas. No caso do teatro, eu penso que além de incentivo à cultura é mais fácil de produzir resultado. E sobre o Aeroporto, o Governo de Estado eu acho que é o caminho, mas se precisar ir a Brasília conseguir recursos, vamos lá também”, diz o secretário.


Outra iniciativa destacada foi a destinação de barracões industriais para pequenas cidades da região. “100 barracões já foram indicados pela bancada Estadual, e mais 120 serão indicados pela bancada Federal. É a articulação dos prefeitos para buscar apoio e conseguir os barracões”, finaliza Ricardo.


O prefeito de Irati e Presidente da Amcespar, Jorge Derbli, falou sobre a importância da reunião para a região. “Tivemos uma aula hoje na primeira reunião da Amcespar. Todos os prefeitos compareceram, e o Ricardo nos mostrou a situação do Estado, os projetos da Secretaria da Indústria e Comércio e também trouxe para nós algumas ofertas, digamos assim, em barracões para atender a região. Nós queremos um desenvolvimento regional, essa é a vontade de todos os prefeitos. Ele nos deu uma aula de administração, foi uma palestra muito produtiva”, disse.


Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro, expressou sua confiança na capacidade do Secretário em liderar esse processo de desenvolvimento. “O secretário Ricardo Barros é uma pessoa muito capacitada, um grande gestor, e é isso que nós buscamos para a nossa região. A sensibilidade do nosso Governador em olhar para os pequenos municípios, e a presença do Secretário conosco aqui hoje se propondo a trabalhar, trazer alternativas e nos auxiliar na industrialização, faz com que as nossas esperanças se ampliem para o desenvolvimento da região. A geração de empregos e a estruturação do desenvolvimento econômico da nossa região é o que nós almejamos, e é para isso que estamos trabalhando”, comenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.