Apae de Fernandes Pinheiro promove atividades extracurriculares para alunos

Karina Ludvichak, com informações de Noeli E. Filus

Todos os anos, durante o mês de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) dedica uma semana com série de atividades voltadas às Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Este ano, na Apae de Fernandes Pinheiro a semana é realizada entre os dias 21 e 28 e se amplia com diversas ações ao decorrer do mês.


Segundo Noeli Elisabete Filus, diretora da Apae no município, os alunos vivenciam, além do convívio e trabalho escolar, momentos de interação entre eles e suas famílias. Para fortalecer ainda mais essas relações, neste ano, se inicia o projeto ‘Famílias Fortalecendo Vínculos’, que, segundo Noeli, se caracteriza por valorizar e fortalecer as relações entre os colegas de classe e suas famílias, sendo que, quinzenalmente, acontece a visita domiciliar na casa de um dos alunos por seus colegas de classe. “Nesta visita, eles fazem uma roda de conversa para conhecer melhor a família do aluno visitado, rotina, os trabalhos, o local onde vive, enfim, tudo que se relaciona a vida diária. É prazeroso ver o anseio deles aguardando o dia da visita dos seus colegas. Tudo é executado conforme todo o plano de trabalho elaborado pelos professores e equipe pedagógica”, explica a diretora.


Noeli conta que além deste projeto, neste mês, eles irão realizar um piquenique na Floresta Nacional de Irati (Flona), atividade que integra o projeto Sensibilizações. “A execução deste projeto também é muito significativa, porque acolhe na Apae alunos de outras escolas para conhecer um pouco da realidade da nossa instituição, proporcionando também a interação em diversas atividades programadas antecipadamente”.


Durante a semana, os alunos da Apae também vão participar do 29º Jogos Recreativos Regionais das APAE’S, na cidade de Rio Azul. “Dentre todas as ações, sempre se é pensado no aluno, em suas necessidades e anseios”, destaca Noeli.


Neste ano, o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será: Conectar e Somar para Construir Inclusão. “Este tema visa mostrar a todos que a comunicação interpessoal e digital é ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, sendo assim um caminho para a inclusão”, esclarece a diretora.


Noeli explica que a conexão proporciona o conhecimento, além de ser facilitador da comunicação, interagindo através dos diversos canais como redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites, aplicativos de mensagens, entre outros. “Tais ações de comunicação e conexão são fundamentais e necessárias para a desconstrução e erradicação do paradigma de impedimento social. Unindo o tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e o projeto Família Fortalecendo Vínculos, nossa instituição visa proporcionar aos nossos alunos diferentes possibilidades de interação e comunicação que são fundamentais na valorização dos nossos alunos”, finaliza.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.