Atleta de Guamiranga conquista 2º lugar em Campeonato Castrense de Ciclismo

A competidora estava na categoria sub 40 feminina

Ana Moraes

A atleta Karina Puhl, de Guamiranga, alcançou uma vaga no pódio do Campeonato Castrense de MTB (Mountain Bike) deste ano, na 1ª etapa do Desafio Guartelá. A ciclista conseguiu o 2º lugar na categoria sub 40 feminina. A competição aconteceu no Pesqueiro Casa Branca, rodovia PR 151, km 285 (Castro – PR).

No município de Guamiranga, o prefeito Marcelo Leite costuma estimular o esporte, e o ciclismo é um deles. O prefeito parabenizou a atleta da cidade pela conquista: “eu dou os meus parabéns a atleta Karina Puhl, essa nossa ciclista que leva o município de Guamiranga para os pódios do ciclismo paranaense. Você é um orgulho de nossa cidade e espelho para nossas crianças”. Além disso, Leite ainda destacou que a gestão municipal está sempre a disposição para incentivar os atletas.

No domingo, durante a competição, o tempo estava fechado e com chuvas em Castro, contudo isso não impediu os atletas de diversas categorias de participarem do Desafio. A ciclista Karina foi uma dessas atletas. Ela destaca sobre os desafios enfrentados no campeonato. “A prova foi muito dura. Tinha muito barro, muita chuva, muito vento e também muitas subidas longas. Mas acredito que conquistei um resultado muito bom, uma boa colocação sendo a vice-campeã na categoria que competi. Estou muito feliz em representar o meu querido município de Guamiranga. Agradeço ao prefeito Marcelo e a todos os envolvidos da prefeitura por incentivar e acreditar no ciclismo. Que venham as próximas competições”, finaliza.

Karina Puhl, de 33 anos, pratica o esporte há cerca de três anos e começou por conta de um problema vascular e há um ano e meio começou a participar de competições. Para ela o ciclismo traz muito benefícios, como o convívio com amigos, conhecer lugares desconhecidos. “O esporte não te prende em único lugar, estamos sempre conhecendo lugares novos. Ele agrega muito a mente. Faz você saber que é capaz de conseguir superar obstáculos do caminho com a bike. Quero crescer no esporte e incentivar muitos a praticarem”. Karina finalizou agradecendo aos seus patrocinadores. 

Campeonato Castrense

A competição foi realizada pela empresa AJM Eventos Esportivos e conta com apoio da prefeitura municipal de Castro, Secretaria de Esportes, Secretaria de Turismo, além do patrocínio e incentivo de inúmeras empresas da cidade e região.

De acordo com Alessandro Deschk, diretor do evento, o campeonato contou com 474 atletas inscritos e destes, 405 largaram no domingo, nas categorias: Light, Sport e Pro. Sendo que Light são os iniciantes, com 20 km de distância; Sport nível intermediário, com 40 km de distância e Pro nível avançado, com 58 km de distância. Dentro dessas categorias existe uma sub divisão por faixa etária e sexo. “Excepcionalmente nesse ano realizamos etapa única, devido às restrições da pandemia. 

No ano que vem a prova terá quatro etapas: sendo elas em Desafio Terra Nova (20/02); Desafio Santa Leopoldina (15/05); Desafio Guartelá (21/08) e Desafio Castrolanda (11/12). 

Na imagem atletas que participaram da competição (Reprodução)