Aulas municipais voltam de forma gradativa no município de Irati

Todas as medidas de segurança estão sendo seguidas

Esther Kremer

As aulas do ensino fundamental do município de Irati estão voltando de forma gradativa. A Secretaria Municipal de Educação permitiu juntamente com os diretores e coordenadores dos CMEIs, a volta dos alunos. A capacidade de crianças em salas de aula continua em 30% e as medidas de segurança ainda estão sendo seguidas.

O cronograma para esta volta segue o mesmo padrão, uma série por semana, atualmente, no município, apenas o 3º, 4º e 5º estão tendo aulas, mas nas semanas seguintes a intenção é que voltem as outras turmas. Nos CMEIs, apenas o maternal três voltou, agora a Secretaria de Educação está em constante reunião para discutir a volta também do maternal dois. A capacidade de alunos continua em 30% tanto nas escolas, quanto nos CMEIs, pois nem todos os professores estão vacinados com a segunda dose.

 A secretária de Educação, Jandira Girardi, explica que neste momento é preciso ter paciência para que a adaptação seja feita de forma mais fácil. “Estamos fazendo a volta gradativa, pois ainda estamos na pandemia e o vírus ainda está ativo, então temos este cuidado principalmente ao uso da máscara, com o 4º e 5º ano foi mais fácil a adaptação, eles são maiores, agora precisam ter calma”, disse.

Segundo Jandira, todas as turmas têm uma semana de adaptação ao escalonamento da escola, ela ainda explica que essa divisão ficou por conta de cada instituição, onde cada uma tem sua realidade. “É uma mudança, para todos, até para os pais, precisamos nos adaptar, é por conta da realidade de cada escola, nós enquanto Secretaria temos este respeito pelas escolas e até agora não ouvimos reclamações, estão todos de parabéns, as escolas e os CMEIs”.

A secretária ainda relata que tem feito visitas as instituições de ensino do município e está cada vez mais entusiasmada com a responsabilidade que vê nas crianças, onde não tiram as máscaras e respeitam as normas de segurança.

Transporte Escolar

Jandira relata que o transporte escolar ainda é uma preocupação do município, pois crianças do ensino estadual também utilizam os ônibus e com o último decreto feito pelo estado para as escolas, a capacidade de alunos em sala e transporte é de 70%. “Já passamos dos 30% na maioria dos nossos ônibus, não com as crianças do município, mas sim com os alunos do estado”, explica.

A secretária comenta que estão sendo feitas reuniões com o Núcleo de Educação do Estado para que exista mais cautela e uma escala sobre a volta as aulas, evitando a superlotação nos ônibus escolares.

“Esta não é apenas a minha preocupação, mas tenho certeza que também é a dos pais, no município estamos conciliando muito bem, vamos ter uma reunião com o núcleo na semana que vem para resolver esta situação”, finalizou a secretária.